A Central de Material de Esterilização
Por: Dayprocaci • 5/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 770 Palavras (4 Páginas) • 386 Visualizações
CENTRAL DE MATERIAL DE ESTERILIZAÇÃO (CME)
DEFINIÇÃO
O CME é definido pelo Ministério da Saúde (MS) como o “ conjunto de elementos destinados à recepção e expurgo, preparo e esterilização e guarda e distribuição do material para as unidades de estabelecimento de saúde”.
O CME é responsável pelo processamento de todos os materiais utilizados na assistência à saúde, desde a limpeza, inspeção e seleção, quanto à integridade, à funcionalidade e ao acondicionamento em embalagens adequadas, até a distribuição desses produtos esterilizados às unidades consumidoras.
LOCALIZAÇÃO
A localização deve ser centralizada ou semi-centralizada para atender com precisão a todos os setores de material hospitalar, mesmo os de materiais não esterilizados, tais como: aspiradores, ataduras, vaporizadores, bisturis elétricos.
ACABAMENTO
Sendo uma C.M.E., um setor hospitalar de intensa atividade, merece atenção especial o seu acabamento. Considerando não só a eficiência do trabalho, como também a visão do conjunto e sua aparência.
Eis algumas sugestões para o acabamento de uma C.M.E.:
a) Parede - de preferência azulejada ou outro material de fácil limpeza. As salas de expurgo e esterilização devem ser revestidas de azulejos.
b) Piso - apropriado e de material de fácil limpeza.
c) Forro - acústico para garantia da minimização de ruídos.
d) Janelas - amplas, altas, envidraçadas e teladas.
e) Portas - em madeira pintada a óleo
CLASSIFICAÇÃO DO CME
A ANVISA, classificou os CMEs em classes I e II.
CME classe I :- É aquele que “ realiza o processamento de produtos críticos sem lúmen e sem espaços internos, de produtos semicríticios e de produtos não críticos que realizam procedimentos ambulatoriais.
CME classe II : - “ Realiza o processamento de produtos críticos, semicríticos e não críticos, passíveis de processamento em serviços de saúde que realizam procedimentos clínicos e cirúrgicos, diagnóstico ou terapêuticos, em regime de internação ou semi- internação.
ORGANIZAÇÃO DO CME
FUNÇÕES
O CME recebe, limpa, seleciona, acondiciona, esteriliza, armazena, controla e distribui os artigos hospitalares a todas as unidades consumidoras.
DIMENSIONAMENTO
Para essa finalidade, devemos considerar a demanda diária de material que está baseada no número e na especificidade de leitos do hospital, na existência de centro cirúrgico (CC), no número de salas de operações, na média diária de cirurgias.
ORGANIZAÇÃO
O CME, deve constar com uma área contaminada, destinada a receber os artigos sujos e proceder à sua limpeza e secagem. Deve, possuir uma área limpa, na qual os artigos são inspecionados, preparados, acondicionados, esterilizados, guardados e distribuídos.
SALA DE RECEPÇÃO E LIMPEZA DO CME
Um dos locais mais contaminados do CME, é nessa área que está centralizada grande quantidade e variedade de artigos sujos com sangue, secreção e excreções.
ÁREA DE RECEPÇÃO
Deve ter no mínimo 4 m² , dispor de uma bancada com dimensões mínimas de 1,0 x 0,9 m; possuir equipamento de transporte com rodízios, recipientes para perfurocortantes e para resíduo biológico; contar com um sistema de registro de todos os produtos recebidos para processamento.
Nesta área também é feita a conferência dos instrumentais cirúrgicos.
ÁREA DE LIMPEZA
Área mínima de 15 m² ; torneiras com água quente e fria, bancadas com pia (0,80 m de comprimento e 0,50m de profundidade e 0,60 m de largura); equipamento de transporte com rodízios; recipiente para perfurocortantes, recipiente para resíduo biológico; deve possuir um suporte de hamper, recipiente para lixo.
É importante que os trabalhadores de enfermagem façam uso de equipamento de proteção individual (EPI), por causa da grande exposição a matérias biológicos e produtos químicos nessa área.
...