A Diabetes Mellitus está entre as 5 doenças que mais matam
Por: Regina Costa • 2/6/2015 • Projeto de pesquisa • 594 Palavras (3 Páginas) • 372 Visualizações
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – AESPI
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DOCENTE: SAYONNARA MAIA
Roteiro do Projeto Educativo
- Introdução do tema escolhido
A Diabetes Mellitus está entre as 5 doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açucar) no sangue. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.
A Atenção Básica tem o papel de alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão arterial. No Brasil, a sua incidência passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, sendo o mais importante fator de risco para doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país.
- Justificativa do tema escolhido
Devido à alta taxa de pessoas Hipertensa e diabética principalmente idosa, sendo estes os que mais precisam de acompanhamento e orientação sobre a doença.
- População-Alvo
Idosos Hipertensos e Diabéticos
- Problema
Falta de medicamentos e com isso fazendo com que os pacientes deixem de ir a UBS e com que os pacientes não tenham como controlar os índices glicêmicos e a pressão arterial por falta dos mesmos.
- Objetivo Geral
Alertar os pacientes idosos hipertensos e diabéticos sobre a importância da alimentação saudável, da pratica de atividades físicas e sobre como é importante a visita mensalmente a UBS para um melhor acompanhamento médico.
- Objetivos Específicos
Garantir com que os pacientes possam através da alimentação saudável e da prática de atividades físicas, manter os índices glicêmicos e da pressão arterial normal.
- Conteúdo Programático
Palestrar para os pacientes idosos hipertensos e diabéticos, levando para a palestra além do enfermeiro da UBS, uma Nutricionista para explicar, orientar e tirar dúvidas sobre os benefícios que uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas podem trazer para os pacientes, e como essa alimentação e essa prática de atividade pode manter os índices glicêmicos e da pressão arterial instáveis. Além também de conferir os índices da Pressão Arterial dos hipertensos para atualizar esses dados na caderneta dos idosos.
- Técnicas
Orientação formal coletiva (Palestra) e orientação informal individual.
- Recursos Materiais
Panfletos, slides, aparelho de medir P.A.
- Descrição dos procedimentos de ensino com determinação do tempo
A pratica em saúde foi desenvolvida no dia 20 de maio de 2014, às 15:00 horas no auditório da Igreja São Pedro Nolasco bairro Cariri em Campo Maior-PI, e teve como prática educativa em saúde uma palestra ministrada pelo enfermeiro Fábio que alertou sobre a verificação mensalmente dos índices glicêmicos e da pressão arterial, pois os pacientes estavam com suas cadernetas de verificação de pressão e índices glicêmicos desatualizados, e a nutricionista Edneia, que explicou sobre os perigos da má alimentação e os benefícios de uma alimentação saudável e a pratica de atividades físicas, além da participação dos alunos de enfermagem do 1º Período da faculdade Aespi ,que ao final da palestra fizeram uma orientação individual e verificaram a Pressão Arterial dos hipertensos e colocaram suas cadernetas em dia.
...