A IMPORTANCIA DO ENFERMEIRO
Por: VSousa2 • 26/4/2021 • Trabalho acadêmico • 646 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
- IMPORTANCIA DO ACOLHIMENTO
O acolhimento é a porta de entrada do paciente ao atendimento humanizado, com cuidados efetivos e éticos, portanto podendo considerar uma abertura afetiva e profissional, buscando promover assistência eficiente aos problemas de saúde. O acolhimento por meio de comunicação verbal é considerado um processo de relações humanas possibilitando compreensão do estado saúde-doença, obtendo maior efetividade nas ações de tratamento.
Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede sócio-afetiva. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017).
No nível de atenção básica a saúde, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), vem trabalhando com ações de promoção, prevenção e a reabilitação de saúde, durante este processo de trabalho é indispensável um acolher de forma que consiga a comunicação social-profissional promovendo um bom acolhimento.
Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017)
Quando tratamos de serviço em saúde, o acolhimento é uma das peças chaves do atendimento humanizado, para todos os profissionais da área de saúde ou setores de atendimento, entretanto com o avanço das demandas de serviço sendo desgastante, o enfermeiro não tendo a opção de realizar a escala de dimensionamento de forma correta, qual não deixar os funcionários e profissionais de saúde esgotados, se apresentam como obstáculos a um atendimento humanizado e efetivo, deixando o mais mecânico, além disto, podemos pautar os avanços da tecnologia, todo o prontuário e evolução saindo da escrita e sendo realizada de maneira computadorizada.
- POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Em 2003, o ministério da saúde criou “HUMANIZA SUS”, sendo conhecido como PNH- Política Nacional de Humanização, buscando efetivar os princípios de SUS nas praticas de atenção e gestão.
- TABELA DE OBJETIVOS DO HUMANIZASUS [pic 1]
(Ministério da Saúde, 2017)
A humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, promove uma maior autonomia para ampliar e transformar o modo de conduzir este acolhimento, através de responsabilidade compartilhada e criação de vínculos para participação coletiva, produzindo as mudanças para uma nova maneira para gerir e cuidar.
...