A Intervenção Epidemiologica UTI
Por: Gisele Carpegiani • 23/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.656 Palavras (7 Páginas) • 385 Visualizações
[pic 1]
Projeto de Intervenção
Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba
Unidade de Terapia Intensiva - Geral
Prof. Cesar Ribeiro
Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Sorocaba
Agosto/Outubro
2015
Aline Falchi Romão[pic 2]
Bruna Maria de Campos
Gisele Carpegiani Alves Lima
Rafaela Aparecida Borges Condotto
Robson Reginaldo Gonçalves
Projeto de Intervenção
Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba
Unidade de Terapia Intensiva - Geral
Projeto de Intervenção desenvolvido face às necessidades observadas na rotina de atuação da Enfermagem na referida Unidade de Internação, sob a Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do 10º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, Setembro de 2015.
Prof. Cesar Ribeiro
Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Sorocaba
Agosto/Outubro
2015
Conteúdo
1. Introdução
1.1 Objetivo Geral
1.2 Objetivos Específicos
2. Metodologia
3. Gerenciamento de Doenças e Casos (GDC)
4. Principais Patologias atendidas na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba
4.1 Sepse
4.2 DPOC
4.3 Insuficiência Respiratória Aguda
4.4 Cardiopatias
5. Expectativa de Óbitos em UTI’s
6. Conclusão
7. Referências
8. Anexos
Introdução
A Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado proporciona um campo de estudo amplo e interessante para o processo de construção de condutas e desenvolvimento intelectual da formação profissional de aspecto participativo e interativo do Enfermeiro junto à Instituição Hospitalar e à Comunidade.
Para buscar e proporcionar melhores condições de assistência de Enfermagem aos clientes que necessitam de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, localizado na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, desenvolveu-se este Estudo com o objetivo de ser um Projeto de Intervenção, que acrescente em qualidade a atuação da equipe profissional de Enfermagem.
Os pacientes internados em UTI comumente sofrem de dor e desconforto físico devido á diversas causas, como doenças preexistências, trauma, procedimentos invasivos para monitorização, diagnóstico ou terapêutica, cuidados de enfermagem ou imobilização prolongada (Knobel; Elias).
Objetivo Geral
Prestar cuidados de excelência, visando à recuperação do paciente grave, onde a taxa de mortalidade costuma ter alto índice e o fator determinante depende da assistência prestada. Deve ser utilizando os recursos operacionais adequados, dentro da realidade da Instituição Hospitalar gerando e divulgando conhecimento por meio de pesquisa científica e mantendo sempre uma visão holística.
Objetivos Específicos
Levar para a Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva e para a Gerência de Enfermagem o Perfil Epidemiológico da Unidade e apresentar um Projeto de Intervenção para melhoramento dos Índices citados nos indicadores.
Propor uma intervenção rápida e adequada ás necessidades da UTI, através dos problemas encontrados no levantamento de dados.
2. Metodologia
Projeto realizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, no período de 03 de Agosto à 13 de Outubro de 2015, com os profissionais Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem do período diurno (plantões par e ímpar).
Etapas de realização: levantamento do problema, coleta de dados através dos registros contidos nos livros de internação, óbito e alta.
Projeto desenvolvido com auxílio do Professor Cesar Ribeiro, orientador da Disciplina e com as Enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva, baseado na série histórica referente ao período dos últimos noventa dias (Junho a Agosto).
Diante a apresentação deste indicador, esperamos obter uma adesão positiva para com os profissionais, a fim de realizar intervenções visando a melhoria e redução dos índices de mortalidade, através da implementação de uma efetiva assistência de qualidade.
Os resultados esperados são a escolha da melhor estratégia de cuidado, o bem-estar do paciente e do funcionário de maneira holística (com relação à estratégia escolhida e adotada) e a erradicação de conflitos gerados pela sobrecarga de serviço.
A análise dos resultados seria determinada através de reuniões para com a Enfermeira Gestora e a Equipe Multidisciplinar, quando cada qual disponibilizaria sua opinião acerca dos resultados, analisando melhoras ou pioras na prestação dos cuidados com a quantidade de funcionários existentes na Unidade.
...