A Nutrição Aplicada à Enfermagem
Por: irathayannee • 24/10/2017 • Resenha • 980 Palavras (4 Páginas) • 793 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem
NOME | Lara dos Santos |
RA | 1527127896 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2017
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do (a) tutor(a).
Anhanguera Educacional
2017
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da dietoterapia para o respectivo paciente.
A dietoterapia garante ao paciente uma alimentação saudável que é precedida de acordo com suas necessidades especificas, onde os aspectos nutricionais devem ser avaliados durante o tratamento.
Por fim será avaliado quais recomendações serão necessárias para este paciente, abrangendo o que pode ou não ser utilizado levando em conta o DM, o IAM, a HAS e a dislipidemia para q haja melhora em seu quadro nutricional e promoção da saúde.
DIETOTERAPIA APLICADA A DIFERENTES PATOLOGIAS
Passo 1: Estudo de caso.
F. N. M., homem, 80 anos, peso atual: 95 kg, altura: 1,75 m, apresenta diagnóstico de diabetes (DM), hipertensão arterial (HAS) e dislipidemia (hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia) e está em tratamento medicamentoso para essas doenças. Após sofrer um infarto agudo do miocárdio (IAM), realizou um cateterismo e permaneceu internado em tratamento clínico por 10 dias. Em sua internação, estava com a pressão arterial de 18/11 mmHg, glicemia de 350 mg/dl e perfil lipídico de 400 mg/dl de colesterol total e 300 mg/dl de triglicerídeos, por isso foi orientado pela nutricionista o envio de dieta assódica, hipolipídica e com restrição de carboidratos simples, o que ocasionou uma estabilização da glicemia e da pressão arterial. Ele acabou de sair do hospital, mas ainda tem um risco de infecção, pois está com ulcerações diabéticas nos pés que podem evoluir para gangrena e, até mesmo, amputações, caso não tratadas. Ele mora sozinho, pois sua esposa faleceu há 3 anos e os filhos moram fora da cidade. Ele não tinha regularidade de refeições e não exercia, em casa, nenhum tipo de controle da alimentação. Ele não possui nenhuma dificuldade de mastigação e deglutição.
- Ao avaliar o paciente e seu prontuário, podemos perceber que ele tem diabetes e não consegue controlar sua alimentação sozinho. Quais seriam as orientações em relação à alimentação adequada que poderíamos aplicar a esse paciente para o diabetes?
Pessoas diabéticas precisam dar mais atenção a sua alimentação. Todavia a alimentação do diabético não precisa ser totalmente diferente do não diabético, precisa apenas estar atento as combinações e quantidades dos alimentos, recomenda-se fazer seis pequenas refeições durante o dia com intervalos de no máximo três horas.
E necessário que na dietoterapia de um diabético seja incluído queijo mina, leite desnatado, frutas como: kiwi ou morango, aveia, linhaça, vegetais de preferência de cor escura, arroz integral, carne magra e ainda e indispensável o uso de adoçante artificial. Pessoas diabéticas devem adotar bons hábitos alimentares, porém sem exageros.
Passo 2: Considere, ainda, o mesmo paciente e sua condição de saúde. Percebemos que ele está em tratamento medicamentoso para controle da hipertensão arterial. A hipertensão arterial descontrolada pode levar a uma série de complicações, como IAM, acidente vascular cerebral, entre outros.
- Quais seriam as orientações nutricionais que poderíamos aplicar a esse paciente para a hipertensão arterial? Quais orientações associadas ao tratamento e controle da hipertensão arterial são coadjuvantes no tratamento desta doença?
Para que pessoas hipertensivas vivam melhor e com saúde, recomenda-se uma alimentação em horários regular, ingerir muita agua manter peso adequado, reduzir o sal da alimentação e priorizar o uso de sal light, cozidos e grelhados e alimentos ricos em potássio como: banana, agua de coco, brócolis, cenoura, e ainda acrescentar peixe e alimentos integrais deve-se evitar carnes gordurosas, frituras.
...