A Psicologia do desenvolvimento traz uma compreensão sobre as transformações psicológicas
Por: Aldo Wesley • 28/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 347 Visualizações
- Psicologia do desenvolvimento
A psicologia do desenvolvimento traz uma compreensão sobre as transformações psicológicas que ocorrem no decorrer do tempo, com auxílio de algumas teorias e teóricos, bem como Jean Piaget, esses modelos se propõem em explicar como as mudanças ocorrem na vida do sujeito e de que modo podem ser compreendidas e descritas. O desenvolvimento é um processo contínuo que tem início desde a concepção, e tem continuidade após a fecundação do óvulo, percorrendo a partir da subdivisão celular até que milhões de células sejam formadas. À medida que as células assumem funções especializadas, dá-se início a formação dos sistemas que dão base para a parte física do desenvolvimento. Porém, o desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo tem continuidade durante todas as fases da vida de um sujeito e termina com a morte. À medida que o desenvolvimento prossegue, as novas células assumem funções altamente especializadas, convertendo-se em parcelas de vários sistemas do corpo-nervoso, ósseo, muscular ou circulatório. Desta forma, o desenvolvimento orgânico continua evoluindo, a fim de atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos.
- A Importância do desenvolvimento humano
De acordo com GERRIG (2005) os psicólogos do desenvolvimento propõem teorias para explicar como e por que as pessoas mudam durante a vida. Eles utilizam investigações normativas para descrever as características de determinadas idades ou estágios do desenvolvimento. Os estudos longitudinais acompanham os mesmos indivíduos com o passar do tempo; os modelos transversais estudam simultaneamente diferentes grupos etários. Conforme MOTA (2005) psicóloga do desenvolvimento enfrenta novos desafios no século XXI. As novas concepções de atuação profissional que enfatizam a prevenção e a promoção de saúde fazem com que profissionais de várias áreas busquem na psicologia desenvolvimento subsídios teóricos e metodológicos para sua prática profissional. Um dos fatos discutidos em questão é o desenvolvimento harmônico do sujeito, que integra vários aspectos da vida, bem como as características biológicas, sociais, cognitivas, afetivas que compõem toda a estrutura de um indivíduo.
- Os Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Humano
Vários fatores interagem para o desenvolvimento psicológico são eles:
- Hereditariedade: e onde a genética prevalece.
- Crescimento orgânico: refere-se ao aspecto físico do ser humano.
- Maturação neurofisiológica: refere-se ao comportamento do ser humano.
- Meio: e onde a sociedade define o ser humano.
- Aspectos do desenvolvimento
O desenvolvimento humano deve ser entendido como um conjunto da sociedade, onde serão estudados aspectos básicos são eles:
- Aspecto físico-motor: refere-se ao crescimento e aprendizado da criança.
- Aspecto intelectual: e a capacidade que o ser humano tem de pensar e raciocinar.
- Aspecto afetivo-emocional: são as emoções e experiências vividas por cada ser humano em particular.
- Aspecto social: seria a ação e reação de cada ser a uma determinada situação.
Ao ser observado pode-se ver que cada aspecto e a continuação do outro, pois um indivíduo não vive só com um aspecto, e sim o vive em etapas ou em conjunto.
- Teoria do Desenvolvimento
Deste modo, identificaram os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Período sensório-motor: refere-se à idade de 0 a 2 anos, seria o aprendizado da percepção e dos movimentos.
- Período pré-operatório: refere-se à idade de 2 a 7 anos, esse e o período do aprendizado da linguagem e o desenvolvimento do pensamento, no qual irá começar a aprender os aspectos intelectual, afetivo e social.
- Período das operações concretas: refere-se à idade de 7 a 11 ou 12 anos, e onde os desenvolvimentos mentais, intelectuais e afetivos já estão mais desenvolvidos, no qual essa fase a criança interage mais com outras pessoas, consegue compreender melhor suas ações.
- Período das operações formais: refere-se à idade de 11 ou 12 anos em diante, nesta fase o adolescente já e capaz de discernir o que e certo e o que e errado, já sabendo lidar com as diferenças das pessoas ao seu redor.
- Desenvolvimento humano: Vygotsky
As principais obras de Vygotsky traduzidas para o português são "A formação social da mente", "Psicologia e pedagogia" e "Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem", “A Construção do Pensamento e Linguagem” (obra completa), “Teoria e Método em Psicologia”, “Psicologia Pedagógica”.
- Juventude: Projeto de Vida
A elaboração de um projeto de vida é fruto de um processo de aprendizagem, no qual o maior desafio é aprender a escolher. Na sociedade contemporânea, somos chamados a escolher, a decidir continuamente, fazendo desta ação uma condição para a sobrevivência social. A escolha também é objeto de aprendizagem: aprendemos a escolher, e a nos responsabilizar pelas nossas escolhas. Um e outro se aprendem fazendo, errando, refletindo sobre os erros. Essas são condições para a formação de sujeitos autônomos.
...