A RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA
Por: jennyzinha • 14/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.469 Palavras (10 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENFERMAGEM, 5ºSEMESTRE.
Enf. na SAÚDE AMBIENTAL
Profª .Msc.Enfª.Aline Strasburg
RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA
ALESSANDRA SILVEIRA RA. 7249608702
ALESSANDRA VITÓRIA RA. 1299515345
FERNANDA XAVIER RA. 6653391665
GERUSA PONTES RA. 7030511622
JENNIFFER TERRA PAZ RA. 6443292540
LUCIA SAN MARTINS RA. 4203786506
PALOMA MACHADO RA. 6658357519
Rio Grande, RS
Maio, 2015
Sumário
1.INTRODUÇÃO
2.OBJETIVO
3.JUSTIFICATIVA
4.REVISÃO TEÓRICA
5.METODOLOGIA
REFERÊNCIAS
ANEXOS
1.INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos o acumulo de lixo e o descarte indevido dele vem se tornando um grande problema para a humanidade, com o tempo o mundo ganhou um prazo de validade que vem diminuindo ano após ano, visando isso a reciclagem ganhou papel importante e vem ganhando vários usuários e novas técnicas, para preservar e tentar prolongar a vida do nosso planeta se tornou a principal ideia de sustentabilidade, o descarte indevido de óleo utilizado em cozinhas é um exemplo do mau aproveitamento e um grande fator de poluição ambiental, sendo ele muito prejudicial ao solo, animais e meio ambiente em geral.
Devido o mau hábito do ser humano de comer gordura e frituras, o consumo do óleo vem crescendo cada dia mais, motivado ao sabor irresistível e rápido preparo. Então é natural observar o despejo de óleo em esgoto de residências e restaurantes, mas este ato é muito prejudicial à natureza e a vida, porque este óleo que é uma substância insolúvel a água, “que não se mistura” criando uma camada de gordura sobre ela onde não há passagem de luz solar ou ar e não será possível obter trocas necessárias para um bom e ideal funcionamento do esgoto, então à solução do empresário ou proprietário é utilizar de materiais químicos que contaminarão ainda mais o solo ao redor deste local, isto é oque acontece quando jogado em esgotos , porque a situação piora muito quando ele é jogado em rios, onde se possui populações aquáticas importantíssimas e que serão contaminadas ameaçando a espécie e a saúde dos indivíduos que os consumir.
Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem. Quando o óleo se espalha no rio ou no mar, ele tira o oxigênio da água e mata peixes e plantas. O óleo de cozinha usado também polui o solo e emite gás metano, que contribui para o efeito estufa, o conhecido aquecimento global.
A maioria das pessoas não sabe que existe a reciclagem de óleo e nem mesmo o mal que faz o descarte de forma incorreta. Antigamente o óleo sujo se descartava diretamente na pia ou em um buraco no solo da sua casa, e é difícil retirar esse mal habito das pessoas, mas temos como o objetivo orientar e mostrar novas alternativas para o descarte correto de óleo.
Reciclar é reaproveitar, transformar em algo útil e assim gerar um ciclo é necessária à fiscalização e denuncia de descarte indevido do óleo, e assim evitar problemas como mau funcionamento de esgotos e enchentes nas cidades, chame a atenção e exija a coleta seletiva em sua cidade.
2.OBJETIVO
Orientar, prevenir, informar, e conscientizar a comunidade, e os colegas visando à importância com o meio ambiente, com a contaminação do solo, dos rios e mostrar como praticar o descarte correto do óleo utilizado na cozinha e salientar a importância da reciclagem do óleo e quanto o descarte incorreto pode ser prejudicial à natureza.
Com o objetivo de prevenir a poluição do planeta e preservar a vida de todos os seres que os habita.
3.JUSTIFICATIVA
Decidimos fazer este trabalho com este tema porque, sabemos o quanto é importante preservar a natureza, pois fazemos parte dela, é dela que vem nosso alimento, fonte de renda, energia, água, ou seja, tudo que é vital para um ser, então utilizar dos seus recursos sem ter controle e ainda prejudicá-la é algo que não ameaça só ela e sim a nossa vida.
Mostrar que a qualidade de vida de cada um pode ser preservada e até mesmo melhorada, e isso tudo com simples ato que muitas vezes são desconhecidos pela população, mas a culpa não é só do povo o ideal seria existir e agir de forma efetiva a coleta seletiva em todas as cidades, com isto cada um levaria seu óleo em garrafinha pet ajudando ao descarte correto de óleo e material plástico , mas não só para o descarte de óleo de cozinha ,e sim para todo material que pode ser reciclado em nossa casa ou comercio mas como isso não é respeitado em todas as cidades , onde a coleta seletiva não existe ou raramente acontece , devemos encontrar novos meios de fazer a reciclagem.
...