Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco
Por: Joana Angélica Silva • 7/12/2015 • Trabalho acadêmico • 3.899 Palavras (16 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1]
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
CLEIDE DOS SANTOS SILVA
ESTUDO DE CASO
ITABUNA-BA
2015
CLEIDE DOS SANTOS SILVA
ESTUDO DE CASO
Estudo de caso apresentado à docente Luciana Brito, como complemento parcial da avaliação da Disciplina de Estágio Supervisionado II, do Curso de Enfermagem.
.
Itabuna-Ba
2015.2
APRESENTAÇÃO
O presente estudo é resultado do estágio curricular II, o qual é orientado por um estudo de caso em instituições de saúde para verificar todo o processo de enfermagem que envolve um paciente.
Configura-se como um instrumento importante para a formação do profissional enfermeiro, pois o insere no futuro local de trabalho, possibilitando uma reflexão acerca de sua prática. Este fato pode direcioná-lo para um novo pensar e uma nova maneira de agir. Deste moo, é apresentado o estudo de caso, o qual se deu pelo acompanhamento de uma paciente que encontrava-se internada no período de estágio. Para sua escolha, levou-se em consideração a disponibilidade e abertura em participar deste estudo.
A primeira parte deste trabalho busca apresentar aspectos relacionados à paciente, como anamnese, considerando o exame físico e ainda diagnóstico médico, cuidados de enfermagem e tratamento dos casos apresentados. Ainda é apresentado o enquadramento teórico que serviu de subsídio para o conhecimento em profundidade dos problemas apresentados pela paciente. Finaliza-se com as considerações finais.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 ESTUDO DE CASO
2.1 Anamnese
2.2 Exame físico
3 PRESCRIÇÃO MÉDICA
4 EXAMES SOLICITADOS
5 REVISÃO DE LITERATURA
5.1 Litíase
5.1.1 Apresentação clínica
5.1.2 Tratamento
5.2 Hidronefrase
6 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
6.1 Diagnóstico de enfermagem e plano de cuidados
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
As doenças renais comportam-se como um problema cada vez mais comum em nível mundial, em seus diversos desdobramentos. Diante disto, buscou-se acompanhar uma paciente que apresentava-se internada para oferecer subsídios necessários para a sua formação. Tal paciente foi diagnosticada com litíase renal e hidronefrose (esquerda). A primeira, também conhecida como pedra nos rins, é uma doença renal cada vez mais frequente que acomete mais homens que mulheres (atualmente em proporção inferior a 2:1) e pode estar localizada nos rins, ureter, bexiga e uretra.
Hidronefrose configura-se como uma dilatação do rim, em função do acúmulo de urina, em função de uma obstrução do fluxo urinário, comprometendo, de maneira progressiva, a função renal, podendo ser tratada.
Com posse destas informações, este estudo tem como objetivo construir reflexões de cuidados com base na sistematização da assistência de enfermagem, para a paciente. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo e bibliográfico. Este último é baseado em conteúdo já publicado, tendo como fonte os dados secundários disponíveis em livros, artigos (GIL, 2002). Ainda utiliza-se como fonte de dados primários, revisão de prontuário, anamnese, exame físico e o processo de enfermagem.
O modo de investigação utilizado nesta pesquisa é o método estudo de caso. Este supõe que se pode adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um único caso. Para Gil (2002, p. 54), a técnica do estudo de caso “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou pouco objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento”, o que não seria possível por meio de outras técnicas de pesquisa acadêmicas reconhecidas.
A pesquisa qualitativa, segundo Gil (2001), responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, com um nível de realidade que não pode ser quantificado.
2 ESTUDO DE CASO
2.1 ANAMNESE
IDENTIFICAÇÃO:
F. F. S., tem 35 anos, raça parda, do sexo feminino, solteira. É dona de casa e reside na Rua Senhor dos Passos, número 476, no Bairro Corbiniano Freire.
Leito 23
Admissão: 17.09.15
Diagnóstico Médico: Pionefrase e cálculo renal (pedra nos rins)
QUEIXA PRINCIPAL
A paciente queixa-se de dor intensa.
HISTÓRIA ATUAL DA DOENÇA
Segundo F. F. S., a doença apresenta raízes antigas. Suspeita que houve uma progressão em função de uma queda que ocorreu nove anos atrás, quando ainda estudava. A partir deste momento, queixava-se de bastante dor na coluna e região abdominal.
A partir do momento que atingiu seu limiar, a paciente procurou auxílio médico, mas não teve sucesso quanto ao diagnóstico correto. Os anos foram passando, as queixas de dores permaneciam e os médicos indicavam somente antibióticos.
Em função da limitação para realizar atividades físicas, e de outras variáveis, a paciente começou a ganhar peso e configurou a obesidade. No entanto, como forma de enfrentar esta doença, procurou ajuda de uma nutricionista, a qual fez seu acompanhamento, indicou uma dieta e a mesma ainda realizava atividades em fisioterapia. Como resultado, voltou ao seu peso normal.
...