As Infecções Hospitalares
Por: Math3u5 • 5/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.246 Palavras (9 Páginas) • 196 Visualizações
RESUMO
A i uma das causas mais comuns de IRAS (Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde). É associada principalmente ao sexo feminino, devido a uretra mais curta, mas também acomete os homens, tanto por manipulação do quanto por doenças de próstata. No entanto, o maior dos fatores de risco está exposto na sonda vesical e no seu período de duração. Além disso, a pode ser classificada em dois tipos, sendo eles: e, atingindo então o trato baixo (bexiga) e a , atingindo o trato alto (rins). Pode ser facilmente identificada, através de exames de urina se for um caso simples, em casos mais graves exames por imagens podem estar sendo requeridos. É comumente tratada por antibióticos, por conta de seu patógeno principal ser as bactérias, especialmente a . Além disso, é importante lembrar que pequenas cosas como uma boa higiene íntima, ingestão de água e não utilizar roupas muito apertadas podem ajudar para que não ocorra, prevenindo de forma efetiva a infecção.
Palavras- chaves:
2. INTRODUÇÃO
A , também conhecida como é uma das IRAS (Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde) que mais acometem os hospitais atualmente. Consiste na colonização microbiana com invasão do tecido de estruturas do , relacionadas a .
Os principais fatores de risco associados são: sexo feminino, idade avançada, problemas anatômicos e fisiológicos do e doenças como diabetes. Mas, a maior parte dos casos está relacionada a sonda vesical e sua duração. Pode atingir a bexiga, próstata, sistema coletor e rins, por conta disso apresenta uma variedade de manifestações clínicas. O patógeno mais frequente de se encontrar é a e pode chegar de diversas formas ao, por via hematogênica, linfática ou ascendente, sendo a última mais comum.
A analise é feita de forma simples com um exame de urina, se necessário exames laboratoriais específicos e radiológicos em casos graves. O tratamento pode variar e normalmente é feito com antibióticos
DEFINIÇÃO
As conhecidas como são a resposta inflamatória do urotélio ao ataque bacteriano. Essa resposta está relacionada normalmente a bacteriúria, que é a presença desses patógenos na urina e também a piúria que é a presença de glóbulos brancos, indicando que o sistema imune está tentando combater a bactéria.
Os sintomas que essa infecção pode apresentar são:
- Disúria (Dificuldade ao urinar e pode ser acompanhada de dores)
- Polaciúria (É o aumento da produção de urina excretada sem relação com o que foi ingerido)
- Hematúria (É o aparecimento de sangue na urina)
- Piúria (Presença de pus na urina)
- Urgência miccional (É a necessidade extrema de excretar a urina por via impulsos dolorosos)
ETIOLOGIA DAS INFECÇÕES DO
A é caracterizada pela colonização bacteriana, sendo assim os microrganismos atuam pelas vias ascendentes que são a uretra, hematogênica e linfática.
Além disso, as bactérias GRAM negativas são as mais comuns de estarem associadas a essas infecções, por terem fímbrias e uma camada externa que ajuda a se tornar mais resistente e virulento, sendo as principais a . A é responsável por 70 a 85% das ITU’s obtidas em comunidade e por 50 a 60% em idosos admitidos nas instituições. Quando essa infecção ocorre em hospitais, os pacientes estão em contato com diversos agentes patogênicos, com predomínio das enterobactérias e diminuição das Escherichia coli, no entanto, ela não deixa de ser habitualmente a primeira causa.
INCIDÊNCIA
O normalmente tem poucos micróbios, porem está sujeito a algumas infecções oportunistas, que poder causar muito problemas.
Segundo os autores, as uma invasão e multiplicação de bactérias resultante do colón humana e de animais. A colonização causar a invasão da uretra, bexiga e ureteres, chegar a comprometer até os rins.
Ainda trazem que a tem algumas fases, uma é a uretrite e a outra a pielonefrite, começar com uma inflamação na uretra (uretrite), e quando não e tratada rapidamente, a inflamação atinge a bexiga (cistite), e até os ureteres (uretrite). O perigo desta inflamação são os microrganismos passa pelos ureteres e comprometem os rins (pielonefrite). Em alguns casos as complicações podem evoluir para uma septicemia (inflamação do sangue que acontece quando à uma ), pode até mesmo levar a morte. (Livro Microbiologia 10° edição, Tortora, Funke, Case 2009).
No adulto, a se eleva e o predomínio no sexo feminino se mantém, com picos de maior acometimento no início ou relacionada à atividade sexual, durante a gestação ou na menopausa, que 48% das mulheres teve ou pode ter uma vez a infecção urinária ao longo de sua vida. No sexo feminino, e mais frequente a pois a uretra menor (com 5 cm e os 20 cm da uretra masculina), e tem a maior proximidade do ânus com o vestíbulo vaginal e uretra.
Já no sexo masculino, o comprimento da uretra é maior, aumentando o fluxo urinário e o fato antibacteriano prestático (contém zinco, lisozima, lactoferina e iga, na urina do homem torna ainda mais difícil o desenvolvimento bacteriano), agem como protetores. A partir dos 50 anos, a presença d e patologias prostático torna o homem mais susceptível à Ocorre principalmente quando os microrganismos, na maioria dos casos bactérias, sobem pela uretra e atingem a bexiga, os ureteres e os rins.
A bactéria não frequente no é a Escherichia Coli e faz parte do intestino normal. Pode-se constatar como são importantes os hábitos de higiene adequados para a prevenção de . (Hospital Sírio-Libanês).
AGRAVAMENTO DA
Essas podem prejudicar a bexiga e estruturas abaixo da bexiga, causando podendo ser superior ou interior.
As Cistite e uma infecção do interior ou, fica na camada da mucosa superficial, podendo causar disúria, polaciúria, tenesmo vesical e dor na região hipogástrica.
As infecções dosuperior, são menos comum e pode acometer os rins e os ureteres.
Uretrite e a na uretra, o canal que a urina passa para sair do corpo, causando disúria e polaciúria são frequente, associada a infecções por microrganismos e cistite não infecciosas.
Prostatite é da próstata causado dificuldade para passar a urina, pois fica na base da bexiga, quando inicia a uretra, causando dor ou ardor para urinar, vontade em excesso de urinar e secreção uretral.
Pielonefrite e a invasão de microrganismos que pode comprometer o funcionamento dos rins, causando febre, calafrios, dor lombar, náusea, disúria, piuria, se não for tratada pode progredir para uma insuficiência renal
...