Asma bronquica
Por: mirandaamanda • 23/9/2015 • Tese • 349 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
Asma Bronquica
É uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias, afetando os bronquios, fazendo com que as paredes internas fiquem inflamadas ou inchadas.
A inflamação faz com que os músculos que envolvem os bronquios se contraiam com maior facilidade, tornando assim os bronquios muito mais sensíveis, eles tendem a reagir fortemente com as coisas as quais a pessoa é alérgica, ou a substâncias irritantes. Com a reação eles se tornan estreitos e o ar passa co maior dificuldade para dentro e para fora dos pulmões. Aparecendo os sintomas da asma que são determinados com períodos ciclicamentes de melhora ou piora, mostrando então uma dificuldade respiratória, dos ou ardência no peito e chiado, além de quase sempre a predominância da tosse e expectoração. Os sintomas pode aparecer em qualquer momento do dia, porém tendem a prodominar pela manhã e a noite.
Os fatores mais comuns desencandeantes da asma, incluem substâncias alérgicas como poeira, ácaros, mofos.., mudança de temperatura, exposições irritantes, stress emocional, poluentes e infecções virais.
Nos asmáticos crônicos, ocorre com frequência uma dilatação dos alvéolos que acaba por levar ao enfisema pulmonar, e também em raros os casos a a asma pode levar à morte.
Alguns casos de asma se iniciam na vida adulta, mas pode se iniciar em qualquer etapa da vida , e na maioria das vezes ocorre na infância que poderar durar ou não a vida inteira.
O diagnóstico é baseado através de um relato de sinais e sintomas referidos pelo paciente, e acompanhado por um exame fisíco onde o médico pode notar a sibilância nos pulmões, principalmente exarcebações da doença, mas que porém nem toda sibilância pode se diagnosticar uma asma, assim então pode se complementar com exames auxiliares como de radiografia do tórax, esperiometria e etc..
O tratamento da doença começa com o cuidado com o ambiente que se vive, juntamente com medicações como bronquiodilatadores e antiflamatórios, além de consutas regulares ao médico.
A asma não tem cura, na maioria das vezes a asma pode ser controlada de forma que os sintomas desaparecem ou se tornam infrequentes, permitindo assim uma vida normal e ativa.
...