Assistencia de enfermagem em pacientes cardiológicos
Por: Elizângela Da Conceição Santos • 20/5/2015 • Resenha • 835 Palavras (4 Páginas) • 795 Visualizações
Assistência de Enfermagem no Sistema Cardiovascular e Nutrição
O Sistema Cardiovascular é basicamente formado pelo o coração e vasos sanguíneos, sendo assim o grande responsável por levar o sangue rico em oxigênio e pobre em gás carbônico, para todo o nosso corpo, e levar o sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio para os pulmões, onde acontecerá à troca gasosa, e o sangue voltará a ser rico em oxigênio.
Segundo a Anatomia Cardiovascular, o coração e um órgão muscular oco, tem localização no mediastino, que funciona como bomba. Divide-se em quatro partes: dois átrios e dois ventrículos, o coração possui ainda quatro válvulas, que são a pulmonar, a tricúspide, a aórtica e a mitral. Para garantir a circulação por todo o corpo, o sangue passa por dentro de vasos sanguíneos, sendo eles: Artérias, Veias e capilares.
Doença cardíaca é um termo geral usado para designar diversas condições médicas crônicas ou agudam que afetam um ou mais componentes do coração. A doença cardíaca acontece quando uma ou mais estruturas do coração não funciona corretamente. As Doenças mais comuns Sistema Cardiovascular são:
Angina que significa dor ou desconforto torácico, a causa mais comum de angina é a doença arterial coronária, quando os vasos que leva oxigênio ao músculo cardíaco estão obstruídos por cálcio e placas de gordura. Arritmia Cardíaca que se caracteriza com batimentos cardíacos irregulares, parecem mais acelerados do que o normal.
Infarto agudo do miocárdio onde refere-se à morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), que ocorre de forma rápida (ou aguda) devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração. Insuficiência cardíaca e o comprometimento da capacidade do coração de suprir as necessidades do organismo. O bombeamento de sangue para os outros órgãos é prejudicado, e uma série de sintomas, como o cansaço frequente, começa a aparecer.
Doença cardíaca congênita e uma má formação na estrutura e função do coração que pode ser desenvolvido ainda na gestação. Miocardiopatia são alterações no músculo cardíaco que impedem uma parte ou a totalidade do coração de se contrair normalmente.
Acidente vascular cerebral acontece quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Assistência de enfermagem no paciente com Doenças cardíacas
Segundo as pesquisas feitas pela a Organização Mundial da saúde as doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de óbito no mundo. Sendo assim indispensável à aplicação da assistência de enfermagem ao paciente com doenças cardíacas. Com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para paciente com as principais Doenças Cardiovasculares, o enfermeiro deve estar atento a manifestações clinicas, fatores de risco e complicações da doença cardiovascular.
Segundo (SAE) uma das primeiras providências a serem tomadas pela enfermagem e a investigação de enfermagem: momento onde o enfermeiro deve interagir com paciente procurando obter informação sobre o paciente. Trata-se da anamnese onde inclui identificação, hábitos e exame físico. Em seguida diagnóstico de enfermagem onde tem a definição: respostas do paciente as complicações devido à doença, ou seja, identificar o que há de anormal no paciente. Com função de identificar necessidades humanas básicas.
...