BLOCO: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
Por: violetadiana • 26/8/2018 • Relatório de pesquisa • 3.722 Palavras (15 Páginas) • 340 Visualizações
BLOCO: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
- SISTEMATIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ( SAE )
PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM )
Para os auxiliares e técnicos de enfermagem é importante verificar o plano de cuidados; feito individualmente para cada paciente, pelo Enfermeiro.
Este plano de cuidados indicará o “roteiro” da assistência à ser realizada para cada paciente ( controle de SSVV, curativos, posicionamento no leito, banho, tipo/auxílio à alimentação ou jejum, etc... etc... )
PASSAGEM DE PLANTÃO
- Verbal
Ocorre entre o final de um plantão e início de outro; participam o enfermeiro e o técnico/auxiliar de enfermagem.
A passagem de plantão é realizada na “beira do leito”... no quarto do paciente... olhando para o mesmo.
A finalidade da passagem de plantão é a continuidade da assistência de um turno para outro, por meio de informações corretas e concisas sobre o diagnóstico do paciente, estado geral do mesmo, exames realizados ou pendentes, jejuns, cirurgias agendadas, lesões ou feridas e trocas de curativos, medicações que estão sendo infundidas naquele momento, hemoterapia, intercorrências, etc...
Quem irá receber o plantão deverá chegar com antecedência mínima de 15minutos para tal.
- Escrita
É estabelecida na Anotação de Enfermagem.
- ABERTURA DE INVÓLUCROS ( EMBALAGENS )
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
- CALÇAMENTO DE LUVAS ESTERELIZADAS
- LIMPEZA TERMINAL E LIMPEZA CONCORRENTE
- Limpeza Terminal: Realizada após alta ou óbito, pela equipe de Higiene das instituições.
- Limpeza Concorrente: É aquela que a equipe de Enfermagem realiza na superfície da mesa de alimentação, armarinho, colchão e estrado do paciente. É realizado friccionando pano/compressa embebida em álcool 70% em sentido único e unilateral.
- ARRUMAÇÃO DO LEITO
- Cama Aberta ( Com paciente, Sem paciente )
- Cama Fechada
- Cama Centro Cirúrgico
OBS: O lençol de baixo precisa ser “envelopado” e não amarrado.
- HIGIENE DO PACIENTE
( Cumprimentar paciente/acompanhante, explicar o procedimento e solicitar autorização do paciente antes de executá-lo; verificar se o acompanhante irá permanecer no quarto. )
Observe tudo ao seu redor; tente ler as “entrelinhas”, o olhar e a face do paciente/acompanhante dizem muito. Seja educado e gentil, porém ético e assertivo... transpareça segurança no que diz e no que executa.
- LAVAGEM DAS MÃOS
- EPI´S
A Higiene para o paciente, proporciona bem estar físico e emocional, estimula a circulação, remove odores, é o momento da enfermagem conseguir observar o estado da pele e anormalidades como lesões, edemas, erupções, alergias, etc. Contribui para a redução da incidência de infecções e lesões de pele.
- Banho de Aspersão: Pode ser em cadeira, com ou sem auxílio. OBS: Sentar o paciente no leito, aguardar de 5-10min para que seja reestabelecida a perfusão total – evitando-se assim lipotimias e até síncopes.
- Banho no leito: Prescrito pelo Enfermeiro quando o paciente não consegue realizar sua higiene por algum problema patológico ou situacional ( paraplegia, AVE´s, pacientes entubados, etc ); ou quando o paciente está em “repouso absoluto” como Ex paciente vítima de INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO =IAM até o 3º dia de internação.
Arrume seu “carrinho de banho”, leve lençóis, camisola, compressas, material para higiene couro cabeludo, higiene oral e ocular( gazes, abaixadores de língua, SF0,9%, bicarbonato, vaselina ou óleo mineral ), bacia/comadre ( se não houver no quarto ), sabão líquido ou barra, fraldas (se necessário ), água morna, se o paciente tiver curativo é nesta hora que irá ser trocado ( leve o material de curativo prescrito ). Deixe sempre à mão: Caixa de luvas, micropore/esparadrapo, toucas, outros EPI´s pois pode ser necessário... OBS: NUNCA SE ESQUEÇA DO DIREITO DO PACIENTE À PRIVACIDADE; utilize biombos ou improvise algo que dê ao paciente seu devido direito.
O banho no leito compreende:
Higiene do Couro Cabeludo: Realizada com o produto do próprio paciente, ou o que for preconizado na instituição.
Higiene Ocular: Realizada com gaze e SF0,9% no sentido externo→interno. OBS: Paciente comatosos devem permanecer com olhos hidratados à fim de se proteger as córneas ( ou com pomadas/colírios prescritos ou gazes embebidas com SF0,9% ).
Higiene Oral: Realizada com produto preconizado pela instituição; ou diluição de bicarbonato de sódio em água potável. Compreende a limpeza das paredes das bochechas, dentes, gengivas, língua, lábios. Se o paciente faz uso de prótese, estas deverão ser removidas, limpas e depois recolocadas. OBS: A higiene oral é uma das medidas mais efetiva que protege o paciente da PAV ( pneumonia associada à ventilação ).
( OBS: Umedecer gazes com vaselina ou óleo mineral e hidratar as narinas e os lábios do paciente. )
- HIGIENE ÍNTIMA
( Cumprimentar paciente/acompanhante, explicar o procedimento e solicitar autorização do paciente antes de executá-lo; verificar se o acompanhante irá permanecer no quarto. )
Observe tudo ao seu redor; tente ler as “entrelinhas”, o olhar e a face do paciente/acompanhante dizem muito. Seja educado e gentil, porém ético e assertivo... transpareça segurança no que diz e no que executa.
- LAVAGEM DAS MÃOS
- EPI´S
Se o paciente masculino ou feminino e conseguir erguer os quadris; realizar a higiene em comadre com água e sabão; do contrário utilizar compressas + água e sabão.
Higiene Íntima Feminina: Higiene da Vulva + períneo; Realizada primeiramente na área externa e após na área interna. Realizar a higiene do ânus também.
Higiene Íntima Masculina: Higiene do meato urinário ( entrada da uretra ), glande, prepúcio, corpo do pênis, púbis e testículos. Realizar a higiene do períneo e ânus também.
Dê autonomia ao paciente para que ele; se possível, realize sua própria higiene íntima.
OBS: Observar área íntima à fim de verificar possíveis dermatites ( assaduras ); infecções fúngicas, saída de secreções, lesões, etc.
...