Caso Clínico para Atividade Microrganismos
Por: 01545999 • 4/4/2023 • Resenha • 645 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
Caso clínico para Atividade A1.2
Nome dos participantes:
- Esse é o caso clínico para a atividade A1.2, que vale 3 pontos na nota N1.
- Leia e responda às perguntas ao final do caso.
- Repostas copiadas da internet, da apostila do curso ou igual a de outros grupos não serão consideradas. Escreva as frases com suas próprias palavras.
- Apenas um aluno do grupo deve postar o arquivo com as respostas pelo AVA.
Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, apresentou-se à emergência com queixa de febre alta, tosse, dispneia e dor torácica há três dias. O paciente relatou ter histórico de infecções respiratórias recorrentes, mas nunca havia sido hospitalizado por essa causa.
O paciente também relatou fraqueza muscular e dor articular nas últimas 24 horas. Na avaliação clínica, o paciente apresentava temperatura de 38,5°C, frequência cardíaca de 110 bpm, pressão arterial de 120/80 mmHg e saturação de oxigênio de 88% em ar ambiente.
Ao exame físico, o paciente apresentava taquipneia e crepitações bilaterais em bases pulmonares, linfonodomegalia dos gânglios cervicais, faringe hiperemiada, tonsilite e exsudato purulento na orofaringe. O paciente também apresentava pontos esbranquiçados na língua, bochecha e gengiva que foi diagnosticado como candidíase oral. Nos lábios, lado direito, o paciente apresentava lesões e vesículas com exsudato seroso, compatível com herpes labial.
Os exames laboratoriais mostraram leucopenia, com contagem de linfócitos T citotóxicos, linfócitos T helper, linfócitos Natural Killer e neutrófilos pouco abaixo dos valores de referência. Os linfócitos B estavam dentro da faixa de normalidade, mas bem próximo do limite inferior.
Além disso, foi realizada sorologia para detecção de anticorpos contra patógenos respiratórios, que apresentou resultados negativos para COVID-19, influenza A e B, e Mycoplasma pneumoniae.
Radiografia de tórax demonstrou infiltrado intersticial bilateral com consolidação em lobo inferior esquerdo.
O paciente foi internado com diagnóstico de infecção respiratória aguda grave e iniciou antibioticoterapia empírica de amplo espectro com azitromicina e ceftriaxona, enquanto aguardava resultados adicionais de exames para investigar outras causas de infecção respiratória. A candidíase foi tratada com fluconazol em dose única, que se revelou suficiente para remissão dos sintomas orais e as lesões herpéticas foram tratadas com aciclovir (Zovirax ®) em pomada.
Entretanto, a evolução clínica respiratória do paciente foi desfavorável e ele desenvolveu insuficiência, sendo encaminhado para a UTI.
O paciente recebeu suporte respiratório com oxigenoterapia e ventilação mecânica.
Devido à baixa contagem leucocitária, o paciente foi submetido à terapia de substituição celular com infusão de células assassinas naturais, CD4+ e CD8+.
O paciente também recebeu Fator estimulador de colônias de granulócitos humanos (Granulokine®), um imunomodulador que estimula a formação de granulócitos polimorfonucleares, sobretudo neutrófilos que estavam muito baixos nesse paciente.
...