Clinica de Pronto Atendimento
Por: byavyc1328 • 1/5/2019 • Trabalho acadêmico • 724 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE COM ENFASE EM AUDITORIA.
Fichamento de Estudo de Caso
BEATRIZ DE OLIVEIRA CHAGAS DE LIMA DE CAMPOS
Políticas e legislação em saúde
Tutor: Beatriz Acampora
Rio de Janeiro
2019
Estudo de caso: Políticas e Legislação em Saúde.
University Health Services: Clínica de Pronto Atendimento.
REFERÊNCIA: MAISTER,D.H. E.: S.DOYLE E.: R.PIGNELI, University Health Services: Clinica de Pronto Atendimento. Harvard Business School, Jun2006.
O texto se refere a Kathryn Angell que, após concluir seu mestrado em gestão e política em saúde de Harvard School of Public Health no ano de 1979, foi contratada como diretora assistente do ambulatório de Serviço de Saúde da Havard University. Angell era responsável pelo funcionamento diário da clínica, pela organização dos serviços médicos e suportes e pelo planejamento em geral. Angell programou um sistema de triagem para determinar a gravidade de cada situação.
A University Health Services concedia atendimento para estudantes, funcionários e professores da Havard e seus dependentes que possuíam planos de saúde que incluíam os serviços da UHS.
A UHS oferecia serviços de cirurgias, emergências 24h, enfermaria para internados atendimentos em três clinicas ligadas a escolas profissionais em Harvard serviços de tratamento mental, exames laboratoriais , raio-x e outros atendimentos.
A clinica de Pronto Atendimento de Holyoke Center oferecia tratamento ambulatorial mais completo das 4 clinicas de pronto atendimento da UHS.
Os pacientes com problemas médicos agudos ou cirurgias eram atendidos por ordem de chegada de segunda a sexta feira das 08:00 as 17:30. A clinica também abria aos sábados de 08:00 as 12:45 . emergências eram prontamente atendidas. A clinica tinha 12 salas de tratamento , 4 enfermeiras e 8 medicos. O pico de atendimento era ntre 10:00 e 16:00 para aumentar a cobertura nos horários de pico a Angell agendava 22 médicos para horários específicos na semana. A clinica também tinha duas enfermeiras padrões e 11 enfermeiras para clinicas certificadas.
A organização Pré triagem A insatisfação com a clinica de pronto atendimento era geral. A principal reclamação era a demora no atendimento, o tempo de espera entre a chegada e o atendimento, antes do sistema de triagem era feito da seguinte maneira o paciente chegava preenchia uma ficha de identificação em uma folha sequenciada e numerada e dirigia se a sala de espera aonde era solicitado o úmero d registro do paciente.
Com o sistema de triagem implantado por Angell o paciente chegava preenchia o formulário (AVF) formulário era atestado a identificação do paciente e a gravidade da sua situação. O coordenador da triagem que geralmente era uma enfermeira determinava de acordo com a avaliação para aonde encaminhar o paciente.
...