Como A Mesma Pode Interferir No Bem-Estar
Por: Josilene Silva • 28/5/2023 • Trabalho acadêmico • 3.114 Palavras (13 Páginas) • 86 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO TECNICO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE – 11ELO
INSTEP - 11ELO
JOSILENE CONCEIÇÃO SILVA
ANSIEDADE: Como a mesma pode interferir no bem-estar
HUMBERTO DE CAMPOS
2023
INSTITUTO TECNICO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE – 11ELO
INSTEP - 11ELO
JOSILENE CONCEIÇÃO SILVA
ANSIEDADE: Como a mesma pode interferir no bem-estar
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota da Disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Metal do INSTEP do Curso Técnico em Enfermagem.
Preceptor: Enf.º Yuri Wagner Santos Alcântara
HUMBERTO DE CAMPOS - MA
2023
SUMÁRIO
1 – Introdução 4
2 - Justificativa 5
3 - Os tipos de ansiedades 5
3.1 - Transtorno de ansiedade generalizada 5
3.2 - Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) 5
3.3 - Fobia social 6
3.4 - Síndrome do pânico 6
3.5 - Agora fobia 7
3.6 - Mutismo seletivo 7
3.7 - Fobias específicas 8
3.8 - Estresse pós-traumático 8
3.9 - Ansiedade de separação 8
4 - Os Principais fatores de riscos da Ansiedade: 9
5 - Os principais Sintomas da Ansiedade 9
6 - O tratamento correto para tratar a Ansiedade 10
7 - O que a falta de tratamento pode ocasionar 12
8 - Conclusão 14
REFERENCIAS: 15
1 – Introdução
Como explicamos, a ansiedade é uma resposta normal do ser humano a uma série de situações ou eventos. No entanto, quando essa preocupação se torna excessiva e afeta a qualidade de vida, o bem-estar e os relacionamentos pessoais ou profissionais, ela se torna um transtorno e exige tratamento. Falar sobre ansiedade ainda tabu na sociedade, ser julgado pelos colegas e até a falta de conhecimento levando pessoas, diagnosticado com transtornos psicológicos a não procurar ajuda especializada.
Devido a ansiedade a presença desse fenômeno no indivíduo faz com que o mesmo sentimento de insegurança e consequentemente pode prejudicar se o controle pessoal. Podendo interferir no bem-estar de si mesmo e com o meio biopsicossocial de acordo com a organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país com maior percentual de pessoa em transtorno de ansiedade no mundo estima-se que atualmente 29,3% dos brasileiros, aproximadamente 60 milhões de pessoas sofrem com problema, que afeta pessoas de todas as idades e classes sociais.
2 - Justificativa
A ansiedade quando não controlada, ela pode trazer ao ser humano, a uma série de situações, e torna-se preocupante a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Anualmente estima-se que 29,3% dos brasileiros aproximadamente 60 milhões de pessoas com o problema que afeta todas idades e classes sociais.
A detecção dos pacientes que realmente precisam de tratamento é um pouco crucial, fato que facilita as identificações, destes como portadores de ansiedade patológica são maiorias frequentadoras das unidades de saúde. Diante do contexto, o presente trabalho tem o intuito de expor os tipos de ansiedade e compreender os danos que podem causar ao indivíduo em seu convívio social e o bem-estar.
3 - Os tipos de ansiedades
A ansiedade é uma reação emocional que pode estar presente em qualquer momento da vida e ser causada por diferentes situações. É um recurso importante e funcional para o organismo humano, pois é responsável pela adaptação em casos desconhecidos, além de ser encarregada de alertar o corpo e a mente em momentos de perigo. A ansiedade se torna um transtorno quando manifestada de modo exagerado e persistente, atrapalhando diferentes áreas da vida, tornando-a disfuncional. O transtorno de ansiedade é caracterizado por uma preocupação constante e incontrolável que acontece na maior parte dos dias por um período de no mínimo seis meses.
3.1 - Transtorno de ansiedade generalizada
Trata-se de um quadro de ansiedade permanente e de alta intensidade, que costuma interferir na realização das atividades cotidianas. Pessoas que apresentam transtorno de ansiedade generalizada mostram-se excessivamente preocupadas com situações rotineiras, e costumam analisá-las minuciosamente. Em muitos casos, o problema acaba trazendo reflexos para a saúde física do ansioso, como dores de cabeça, musculares e dificuldade para dormir.
3.2 - Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
Como o próprio nome diz, o problema é caracterizado por pensamentos obsessivos e medos irracionais que levam a atitudes compulsivas. Atividades cotidianas, como trancar a porta antes de sair ou fechar a chave do gás, são repetidas à exaustão, causando sofrimento e interferindo na vida diária. Também é comum que a pessoa com TOC apresente a necessidade de organizar objetos de acordo com uma lógica própria ou manifeste uma preocupação incomum com a contaminação por germes e bactérias. Os sintomas costumam surgir de maneira gradual e podem variar ao longo do tempo, causando uma queda brusca na qualidade de vida.
...