TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Mesma Pode Interferir No Bem-Estar

Por:   •  28/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO TECNICO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE – 11ELO

INSTEP - 11ELO

JOSILENE CONCEIÇÃO SILVA

 

 

 

 

 

ANSIEDADE: Como a mesma pode interferir no bem-estar

HUMBERTO DE CAMPOS

2023

INSTITUTO TECNICO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE – 11ELO

INSTEP - 11ELO

JOSILENE CONCEIÇÃO SILVA

 

 

 

 

 

ANSIEDADE: Como a mesma pode interferir no bem-estar

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota da Disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Metal do INSTEP do Curso Técnico em Enfermagem.

Preceptor: Enf.º Yuri Wagner Santos Alcântara  

 

 

 

 

 

HUMBERTO DE CAMPOS - MA

2023

SUMÁRIO

1 – Introdução        4

2 - Justificativa        5

3 - Os tipos de ansiedades        5

3.1 - Transtorno de ansiedade generalizada        5

3.2 - Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)        5

3.3 - Fobia social        6

3.4 - Síndrome do pânico        6

3.5 - Agora fobia        7

3.6 - Mutismo seletivo        7

3.7 - Fobias específicas        8

3.8 - Estresse pós-traumático        8

3.9 - Ansiedade de separação        8

4 - Os Principais fatores de riscos da Ansiedade:        9

5 - Os principais Sintomas da Ansiedade        9

6 - O tratamento correto para tratar a Ansiedade        10

7 - O que a falta de tratamento pode ocasionar        12

8 - Conclusão        14

REFERENCIAS:        15

1 – Introdução

Como explicamos, a ansiedade é uma resposta normal do ser humano a uma série de situações ou eventos. No entanto, quando essa preocupação se torna excessiva e afeta a qualidade de vida, o bem-estar e os relacionamentos pessoais ou profissionais, ela se torna um transtorno e exige tratamento.  Falar sobre ansiedade ainda tabu na sociedade, ser julgado pelos colegas e até a falta de conhecimento levando pessoas, diagnosticado com transtornos psicológicos a não procurar ajuda especializada.

Devido a ansiedade a presença desse fenômeno no indivíduo faz com que o mesmo sentimento de insegurança e consequentemente pode prejudicar se o controle pessoal. Podendo interferir no bem-estar de si mesmo e com o meio biopsicossocial de acordo com a organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país com maior percentual de pessoa em transtorno de ansiedade no mundo estima-se que atualmente 29,3% dos brasileiros, aproximadamente 60 milhões de pessoas sofrem com problema, que afeta pessoas de todas as idades e classes sociais.

 

 

 

 

2 - Justificativa

A ansiedade quando não controlada, ela pode trazer ao ser humano, a uma série de situações, e torna-se preocupante a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Anualmente estima-se que 29,3% dos brasileiros aproximadamente 60 milhões de pessoas com o problema que afeta todas idades e classes sociais.

A detecção dos pacientes que realmente precisam de tratamento é um pouco crucial, fato que facilita as identificações, destes como portadores de ansiedade patológica são maiorias frequentadoras das unidades de saúde. Diante do contexto, o presente trabalho tem o intuito de expor os tipos de ansiedade e compreender os danos que podem causar ao indivíduo em seu convívio social e o bem-estar.

3 - Os tipos de ansiedades

A ansiedade é uma reação emocional que pode estar presente em qualquer momento da vida e ser causada por diferentes situações. É um recurso importante e funcional para o organismo humano, pois é responsável pela adaptação em casos desconhecidos, além de ser encarregada de alertar o corpo e a mente em momentos de perigo. A ansiedade se torna um transtorno quando manifestada de modo exagerado e persistente, atrapalhando diferentes áreas da vida, tornando-a disfuncional. O transtorno de ansiedade é caracterizado por uma preocupação constante e incontrolável que acontece na maior parte dos dias por um período de no mínimo seis meses.

3.1 - Transtorno de ansiedade generalizada

Trata-se de um quadro de ansiedade permanente e de alta intensidade, que costuma interferir na realização das atividades cotidianas. Pessoas que apresentam transtorno de ansiedade generalizada mostram-se excessivamente preocupadas com situações rotineiras, e costumam analisá-las minuciosamente. Em muitos casos, o problema acaba trazendo reflexos para a saúde física do ansioso, como dores de cabeça, musculares e dificuldade para dormir.

3.2 - Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Como o próprio nome diz, o problema é caracterizado por pensamentos obsessivos e medos irracionais que levam a atitudes compulsivas. Atividades cotidianas, como trancar a porta antes de sair ou fechar a chave do gás, são repetidas à exaustão, causando sofrimento e interferindo na vida diária. Também é comum que a pessoa com TOC apresente a necessidade de organizar objetos de acordo com uma lógica própria ou manifeste uma preocupação incomum com a contaminação por germes e bactérias. Os sintomas costumam surgir de maneira gradual e podem variar ao longo do tempo, causando uma queda brusca na qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com