TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue e exemplifique células lábeis, estáveis e permanentes.

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  6.019 Visualizações

Página 1 de 3

PARCIAL B2 – CIÊNCIAS MORFUNCIONAIS 4

PROFª: IZABELLE CAMÕES DE SOUZA

ALUNOS: ELDER GOMES e SUZANY PATRÍCIA

  1. Conceitue e exemplifique células lábeis, estáveis e permanentes.

R: As lábeis são células que estão constantemente se renovando, ou seja, sofrendo mitoses sucessivas para originar mais delas mesmas, exemplo: células da pele.

As estáveis são células  que renovam mais vagarosamente, por não terem a necessidade de reposição continua , podendo demorar dias para originar novas células do mesmo tipo , exemplo: células sanguíneas, hemácias. As Perenes, ou Permanentes, não sofrem mitoses em nenhum estagio, sendo desenvolvidas desde a sua formação como parte do embrião, exemplo: miocárdio, musculo do coração e os neurônios, células nervosas.

  1. Explique o mecanismo da febre. Qual a importância da febre na erradicação de microorganismos patógenos ?

R: A febre é uma reação  do corpo contra patógenos, a sensação ruim que a pessoa febril sente faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando também através do maior trabalho realizado pelos linfócitos e macrófagos. A febre geralmente ocorre em respostas a substâncias pirogênicas (o mais conhecido é a interleucina 1 a 6) que são secretados pelos macrófagos como respostas inflamatória.

  1. Conceitue sistema complemento, determine seu mecanismo de ativação e funções.

R: É o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Seu mecanismo de ativação é o efetivo seja ele celular ou humoral. Uma das funções é a opsonização, ou seja, a facilitação para o processo de fagocitose.

  1. Conceitue hipersensibilidade e descreva o mecanismo de hipersensibilidade tipo I, destacando as células de defesa envolvidas no processo.

R: Hipersensibilidade Imunológica é o termo medico para uma reação exagerada do sistema imune a uma substancia percebida como estranha ao organismo. TIPO 1 – Hipersensibilidade Mediada pela IgE (imediata), anticorpos IgE ocupam receptores em mastócitos . dentro de poucos minutos de exposição ao alérgeno um antígeno multivalente se junta a IgE, e ativa a desgranulação  dos mastócitos. Mediadores pré-formados ou formados na hora são liberados, e causam vasodilatação, contração do musculo liso visceral, estimulação da secreção  de muco pelas glândulas do corpo, aumento da permeabilidade vascular. Mediadores do acido aracdônico , citocinas e outras proteínas  induzem a fase tardia da resposta inflamatória que ocorre algumas horas depois.

  1. Explique o mecanismo envolvido na disseminação das neoplasias malignas.

R:  A Metástase, é a formação de uma nova lesão  tumoral a partir de outra, mas sem continuidade entre as duas. Isto implica que as células  neoplásicas se desprendem do tumor primário, ganhando assim uma via de disseminação. Exemplo: Via sanguínea e Via linfática.

  1. Comente acerca das causas internas e externas ou fatores de risco de natureza ambiental do câncer.

R: A energia radiante , solar e ionizante, é o mais importante carcinogêneo físico. A radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, pode causar o câncer de pele. As radiações eletromagnéticas e na forma de partículas  são  todas carcinogênicas e a sua ação perniciosa é evidenciada em várias circunstancias. Diversos vírus  de ADN e ARN produzem cânceres  em animais, e alguns foram implicados na gênese do câncer humano. Entre os vírus de ADN , encontram-se os do Papilomavirus Humano(HPV) e do Hepatite B (HBV).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com