Cuidado Humanizado a Idosos
Por: Raquel Castanheira • 25/8/2016 • Trabalho acadêmico • 9.916 Palavras (40 Páginas) • 905 Visualizações
COLÉGIO TABLEAU
Técnico em Enfermagem
Turma: N5 – Módulo II
MARISA DA COSTA FAGUNDES
LUZIMAR DO CARMO MACEDO
CUIDADO HUMANIZADO AO IDOSO
São José dos Campos – SP
2016
MARISA DA COSTA FAGUNDES
LUZIMAR DO CARMO MACEDO
CUIDADO HUMANIZADO AO IDOSO
Trabalho apresentado no programa de Técnico em Enfermagem do colégio Tableau, como complementação da disciplina de trabalho de conclusão de curso para obtenção do título Técnico em Enfermagem.
Orientadores: Profa. Carolina Fernandes Felgueiras Leonardo
Profa Paula Fernanda Oliveira
São José dos Campos – SP
2016
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente à instituição Colégio Tableau e a todos os professores pelo conhecimento e apoio para nossa formação técnica e profissional, em especial ao Prof. Rodrigo Goulart por acreditar desde o início que seríamos capazes.
À orientadora Carolina Felgueiras, pelo auxilio e direção durante o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.
Aos Familiares que ajudaram direta ou indiretamente no nosso progresso acadêmico.esta caminhada.
“A maior doença do ocidente não é a tuberculose nem a lepra; é sermos indesejados, desamados, desassistidos.”
Madre Teresa de Calcutá
RESUMO
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e, no Brasil, as modificações se dão de forma radical e bastante acelerada, processo que, do ponto de vista puramente demográfico, deve-se unicamente ao rápido e sustentado declínio da fecundidade. Em um futuro próximo, já seremos o sexto país do mundo em número de idosos, com uma população superior a 30 milhões de pessoas. (Carvalho e Garcia, 2003).
Embora o tema “humanização” se faça presente em várias discussões e que, inclusive, tornou-se diretriz da tão aclamada Política Nacional de Humanização, esses pacientes enfrentam, ainda, vários obstáculos para assegurar alguma assistência à saúde, ou seja ainda que existam vários projetos que contribuam para o bem estar do idosos, inda há muito o que se fazer, começando em como tirar as ideias do papel, pois o processo burocrático dificulta as ações. À desinformação e ao desrespeito aos cidadãos da terceira idade somam-se a precariedade de investimentos públicos para atendimento às necessidades específicas dessa população, a falta de instalações adequadas, a carência de programas específicos e de recursos humanos, cotidianamente, os idosos brasileiros vivem angústias com a desvalorização das aposentadorias e pensões, com medos e depressão, com a falta de assistência e de atividades de lazer, com o abandono em hospitais ou asilos, além de enfrentar, ainda, todo o tipo de obstáculos para assegurar alguma assistência por meio de planos de saúde. Além disso, atualmente discute-se a necessidade de humanizar o cuidado, a assistência e a relação com o usuário do serviço de saúde. (Editora realize,2013).
O SUS instituiu uma política pública de saúde que, apesar dos avanços acumulados, hoje ainda enfrenta fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais, fragmentação da rede assistencial, precária interação nas equipes, burocratização e verticalização do sistema, baixo investimento na qualificação dos trabalhadores, formação dos profissionais de saúde distante do debate e da formulação da política pública de saúde, entre outros aspectos tão ou mais importantes do que os citados aqui, resultantes de ações consideradas desumanizadas na relação com os usuários do serviço público de saúde. (Oliveira e Col. 2006).
O trabalho pretende indicar formas de valorização e humanização das práticas de cuidado e atenção, apresentando pontos de encontro entre a teoria e a prática, indicando técnicas de educação para a saúde e autonomia do idoso.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 Alimentação.............................................................................................15 Figura 2 Higiene Corporal......................................................................................17
Figura 3 Higiene Oral.............................................................................................18
Figura 4 Apoio Moral..............................................................................................19
Figura 5 Apoio Religioso......................................... ..............................................20
Figura 6 Exercícios Físicos....................................................................................21
Figura 7 PSF..........................................................................................................22
Figura 8 Terapias Ocupacionais/ músicas.............................................................23
Figura 9 Humanizar o Espaço................................................................................26
Figura 10 Humanizar o Espaço..............................................................................27
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO... 9
2. OBJETIVO 10
2.1 Objetivo Geral..................................................................................................10
2.2 Objetivo Específico 10
3. REVISÃO DE LITERATURA 11
3.1 PROMOÇÃO Á SAÚDE 13
3.1.2 Cuidados Básicos para a Humanização em Promoção em Saúde 15
...