A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE À BUSCA DO CUIDADO HUMANIZADO DOS USUARIOS, NO HOSPITAL UNIVERSITARIO SÃO FRANCISCO DE PAULA
Por: janeti • 30/8/2019 • Projeto de pesquisa • 1.564 Palavras (7 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARIA JANETI ARRUDA PERES
PROJETO DE INTERVENÇÃO
A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE À BUSCA DO CUIDADO HUMANIZADO DOS USUARIOS, NO HOSPITAL UNIVERSITARIO SÃO FRANCISCO DE PAULA
Pelotas
2016
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARIA JANETI ARRUDA PERES
PROJETO DE INTERVENÇÃO
A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE À BUSCA DO CUIDADO HUMANIZADO DOS USUARIOS, NO HOSPITAL UNIVERSITARIO SÃO FRANCISCO DE PAULA
Projeto de intervenção apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas, na disciplina de Estágio supervisionado lll.
Pelotas
2016
SUMÁRIO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1. Titulo da Pesquisa
1.2. Vínculo Institucional
1.3. Responsável pelo estudo
1.4. Supervisor(a) acadêmico(a)
1.5. Supervisor(a) de campo
2. APRESENTAÇÃO
3. JUSTIFICATIVA:
4. PROBLEMATIZAÇÃO
5. OBJETIVOS
6. METODOLOGIA
7. RECURSOS
7.1 Recursos Humanos
7.2 Recursos Materiais
8. AVALIAÇÃO
9. CRONOGRAMA
10. REFERÊNCIAS
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
- Título da Pesquisa
A Intervenção do Serviço Social frente à busca do cuidado humanizado dos usuários, no Hospital Universitário São Francisco de Paula.
1.2 Vínculo institucional:
Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais, Curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas.
1.3 Responsável pela Estudo:
Maria Janeti Arruda Peres
1.4 Supervisor acadêmico:
Carolina Andersson Bunde
1.5 Supervisora de campo:
Cristiane Aurélio
2. APRESENTAÇÃO
“As tarefas que nos propomos, devem conter exigências que pareçam ir além de nossas forças. Caso contrário, não descobrimos nosso poder, nem conhecemos nossas energias escondidas e assim deixamos de crescer”.
Leonardo Boff
Este projeto de intervenção tem como finalidade, incentivar, orientar e esclarecer os profissionais que atuam na área da saúde, no Hospital São Francisco de Paula, a realizar um atendimento com ênfase num cuidado mais humanizado, buscando perceber o usuário não só através de sua patologia, mas sim como um se temporariamente fragilizado e que precisa ser cuidado em toda sua essência.
Também se propõe orientar o usuário de como acessar seus direitos, direitos estes estabelecidos na PNH (Política Nacional de Humanização), assim como informar quais órgãos devem procurados para realizar reclamações e reivindicações para um melhor atendimento nos estabelecimentos de saúde.
3. JUSTIFICATIVA
Após realizar levantamentos de dados nos leitos dos usuários do hospital São Francisco de Paula, pude constatar que cerca de 80% dos usuários do sistema único de saúde (SUS), não tem conhecimento da política nacional de humanização(PNH), alem disso mais ou menos 30% dos entrevistados realizaram queixa de falta de cuidado dos profissionais no atendimento recebido por estes, relatam ainda que se sentem excluídos de seus tratamentos, pois na maioria das vezes o profissional não tem paciência para explicar de forma clara e compreensiva a sua patologia, alem da dificuldade de entender as explicações realizadas por estes, dificultando assim sua recuperação.
Nos setores pude perceber que 50% dos profissionais ainda não conseguem perceber o usuário como alguém que precisa de cuidado, e que este cuidado ultrapassa o ser, vai alem dele, pois é preciso perceber o que se passa ao seu redor, seus acompanhantes, sua família o ambiente onde vive, as dificuldades que encontram no acesso a rede de saúde, entre outros.
Quando perguntado a estes profissionais sobre cuidado humanizado, e política nacional de humanização (PNH), alguns não souberam responder, outros disseram ter pouco conhecimento desta política.
Diante desta realidade creio ser necessária uma intervenção que possibilite levar aos usuários informações sobre seus direitos, e aos profissionais levar informações sobre esta política, para que estes possam articular debates sobre tema, construindo formas para uma possível mudança no atendimento aos usuários.
4. PROBLEMATIZAÇÃO:
O assistente social nos serviços de saúde tem o papel de assegurar a integralidade e o cumprimento das ações previstas na lei orgânica de saúde nº 8080/90, que descreve os princípios e o funcionamento do sistema único de saúde, que evidencia a centralidade de uma ampliação nos atendimento realizados pelo SUS, sabe-se que este ainda não conseguiu alcançar seus ideais, e esta longe de difundir esta pratica, pois a implementação do SUS se deu em um contexto bastante adverso, marcado por uma crise econômica e adoção de medidas voltadas ao ajuste da estrutura da economia, com reflexos restritos sobre os gastos públicos, principalmente na área social, diante disso o que se tem é um SUS que não consegue alcançar o objetivo a qual se propôs.
...