DENGUE PESQUISA
Por: AGDALI • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 584 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
VIA INALATÓRIA ( RESPIRATÓRIA)
Os pulmões constituem excelente superfície para absorção quando o fármaco é liberado na forma de gás, de aerossol ou de partículas ultrafinas. O tamanho da partícula é fundamental na difusão passiva do fármaco em determinada região alveolar. Assim partículas na faixa de 0,5 a 1 de diâmetro atingem o saco alveolar, enquanto as partículas maiores são exaladas ou atingem as vias brinquiais maiores.
A via inalatória proporciona o rápido contato do fármaco com a grande área de superfície das membranas mucosas do trato respiratório e do epitélio pulmonar, produzindo efeito terapêutico bastante rápido. Por essa via o fármaco será lançado ao coração por intermédio da veia pulmonar e depois distribuído pela aorta. Essa via é particularmente eficiente e conveniente, em pacientes com distúrbios respiratórios (Asma, bronquite em geral doenças pulmonares obstrutivas) , para a administração de broncodilatadores como o beta adrenérgico fenoterol (Berotec) e o anti- colinérgico (Ipatrópio) Atrovent. No alveólo pulmonar estão presentes duas fases : Uma gasosa, formada pelo ar alveolar, e outra líquida constituída pelo sangue, separadas entre si por uma dupla barreira constituída pelo epitélio alveolar e pelo endotélio capilar. O sistema respiratório pode ser entendido por meio da figura 2.8.
A via respiratória assume uma importância muito grande na toxicologia ocupacional devido aos seguintes fatores:
Figura 2.8 é um boneco com cavidade nasal, Laringe, Faringe , Traqueia , Brônquios e Pulmões.
Outra figura com Artéria e veias pulmonares, Capilares, Alvéolos, Brônquios, Artérias e veias brônquicas.
O considerável volume de ar inalado durante a jornada de trabalho é equivalente a 5 a 6 litros por minuto em condições de repouso, até 15,20 ou 30 litros em condições de esforço;
A extensa área alveolar altamente permeável e ricamente vascularizada.
A facilidade de contato dos contaminantes do ambiente com a mucosa respiratória em virtude do estado físico (gases e vapores ) ou da sua condição de divisão (fumaças, névoas, poeiras e fumos).
Em farmácia constitui uma via importante na absorção de fármacos que porventura possam estar presentes na forma de partículas em suspensão, durante o processo de manipulação. Por essa razão, a manipulação de fármacos (ansiolíticos, anoréxicos, diuréticos, hormônios, etc), deve sempre ser realizada em local apropriado, provido de exaustor, com máscaras para compostos sólidos, nas exposições ocupacionais a solvente ou gases é necessário o uso de máscaras dotadas de filtro de carvão ativo com dispositivo para troca do refil.
O uso da via pulmonar pode levar á retenção de compostos na região da traquéia, nos bronquíolos terminais ou nos alvéolos pulmonares. Uma vez atingida esta ultima região o fármaco será absorvido. Devido á extensa área ocupada pelos capilares alveolares . A região a ser atingida será determinada pelo tamanho da partícula com tamanho compreendido entre 10 e 20 m serão retidas nos brônquios e bornquiolos entre 3 e 10 m serão retidas nos bronquíolos terminais e aqueles abaixo de 3 m serão retidas nos alvéolos pulmonares. O Sucesso no uso de fármacos pela via inalatória requer a sua administração correta na forma de aerossol. Utilizado propelentes específicos e envolvendo principalmente a coordenação adequada do processo inspiratório e expiratório pelo o individuo.
...