Diversidade Etnico Cultural
Por: 012385 • 10/10/2016 • Seminário • 440 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
ENVIO DE ARQUIVO
Nome: Ana Lídia Sousa Ferreira
Disciplina: Diversidade Étnico Cultural
Tutor: Nivalda
Título da Atividade:
Nessa atividade você irá refletir e discutir sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, nas teorias antropológicas servindo diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.
Resposta
Escreva aqui a sua resposta, mantendo a formatação padrão.
Padrão: Texto (Arial – Fonte tamanho 12 - Espaço simples - Texto Justificado, O TRABALHO DEVE SER ENVIADO EM ARQUIVO WORD E/OU PDF).
Antropologia é considerada o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Estudar e compreender outras culturas são aceitar diferenças, sem extinção, apenas reconhecer que cada um possui a sua, de acordo com a hereditariedade e origem geográfica. Entende-se a antropologia como forma de conhecimento sobre diversidade cultural, ou seja, uma busca por respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo outro.
Partindo para as teorias antropológicas podemos citar:
- A teoria do evolucionismo, que trata seu objeto de forma mais ampla e estuda civilizações inteiras, junto com o Difusionismo, que busca explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro. Tomando a cultura indígena como parâmetro, pode-se dizer que essa cultura em estudo, está em um estágio menos evoluído, sendo o resultado da difusão de características provenientes de um único centro.
- O funcionalismo inovou o campo de interpretação antropologia, pois, parou de focar em origens históricas do estudo da cultura, focando agora no contexto em dado momento com a logica do sistema focalizado. Partindo para a comunidade indígena, o funcionalismo busca compreender todo complexo da comunidade, identificar suas partes componentes significativas e estuda-las isoladamente, para em seguida serem articuladas, constituindo-se a compreensão sobre o todo.
- O estruturalismo, recente escola antropológica, possui posições próprias de natureza predominantemente subjetivas. Ao analisar a comunidade indígena, pode-se dizer que estruturas universais estão por trás de ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações.
Entretanto conclui-se que, a antropologia se preocupa em detalhar os seres humanos que compõem a sociedade e como eles se relacionam, seja nos aspectos físicos, na relação com a natureza e na cultura. Na antropologia a cultura abrange diversas dimensões, sendo: os costumes e rituais, mitos, valores, linguagem, crença, politica, economia, leis e relações de parentesco, entre outros costumes que são diferentes em cada região do mundo.
...