Doenças que afetam a mãe e o feto
Por: fernanda alexandre • 7/9/2015 • Projeto de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 480 Visualizações
CITOMEGALOVÍRUS
O que é citomegalovírus?
É uma doença da família do herpes (CMV), ele é transmitido pelo contato direto com urina, fezes, sangue, saliva, secreção vaginal, lágrimas e pelo leite materno.
A única forma de saber se tem o CMV é pelo exame de sangue, muito difícil a pessoa infectada apresentar sintomas, somente quando o sistema imunológico está afetado, os sintomas são:
• Ínguas, febre, dor de garganta, dor abdominal, astenias, aumento de baço e fígado e também pode ocorrerr cansaço e dores no corpo.
A maioria das pessoas já teve o contato com o vírus, no caso de uma gestante se ela já teve contato com o vírus bem antes, a probabilidade de ela transmitir para o feto é mínima, pois o seu organismo já tem anticorpos, caso ela transmita o CMV para o feto ela também passara os anticorpos, diminuindo ainda mais o risco de seqüelas.
O quadro é preocupante quando a gestante nunca teve contato com o vírus e ela pega CMV nos primeiros meses de gestação, a probabilidade de transmitir para o feto é de 30% a 50%, apresentando assim uma grande probabilidade de o feto apresentar problemas graves de saúde.
Na gestação ocorre a transmissão vertical:
1. Durante a gestação por meio da disseminação sanguínea do vírus.
2. Na hora do parto pelo contato da secreção vaginal e sangue materno.
3. Durante o aleitamento.
A maioria dos bebês entre80% e 90% não apresentam sintomas nenhum ao nascer.
De 5% a 15% apresentam problemas mais tarde como perda auditiva.
A grande minoria dos bebês que foram infectados no útero, de 10% a 15% apresentam problemas de saúde ainda dentro do útero ou logo ao nascer, tais como anormalidades do sistema nervoso, redução do crescimento da cabeça, fígado e baço aumentados, limitasção do crescimento, icterícia e petéquias e alguns destes bebês pode chegar a óbito e muitos ficam com seqüelas graves tais como: deficiência visual, perda auditiva, retardo mental e problemas neurológicos.
O diagnostico na gestação se faz pela sorologia de IgM e IgG para citomegalovirose, realizado pela coleta de exame materno. O tratamento na gestação se da por meios de antivirais sendo estes de dois tipos: Ganciclovir e Foscanet.
Algumas medidas básicas pode ajudar a evitar o contagio por CMV, tais como:
• Lavar bem as mãos e com freqüência.
• Usar camisinha caso não for um relacionamento fixo.
SIFILIS CONGÊNITA
A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, o Treponema pallidum, transmitida principalmente por relações sexuais. Caso não for tratada pode comprometer a pele e os órgãos internos tais como coração, fígado e sistema nervoso central. Os sintomas mais comuns são:
• Sífilis primaria: feridas nos órgãos genitais, ínguas nas virilhas e gânglios aumentados.
• Sífilis secundária: linfonodos espalhado pelo corpo, manchas vermelhas
...