Estudo dirigido
Por: enfcomamor • 29/4/2016 • Artigo • 354 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Referente ao artigo Compreendendo o brincar da criança com câncer por meio do brinquedo terapêutico dramático.
O artigo refere se ao estudo com crianças em idade pré-escolar em tratamento oncológico por meio do brinquedo terapêutico dramático, de janeiro a maio de 2013.
O estudo compreende que ao adoecer com câncer é um processo que gera dor e sofrimento a criança Devido aos grandes procedimentos que a criança é submetida O brinquedo terapêutico foi um recurso importante para revelar como a criança com câncer se sente durante o tratamento e mostrou sua dificuldade em interagir com o desconhecido. Segundo o artigo o câncer se destaca pela sua alta incidência, sendo a segunda causa de morte em crianças e adolescentes entre 01 e 19 anos.
O artigo tratasse de um estudo qualitativo onde Crianças de três a nove anos foram convidadas a expressar suas experiências sobre o câncer por meio de desenhos e revelaram que a doença determina momentos de desconforto relacionado ao tratamento, mas também momentos de conforto vinculados ao apoio dos familiares e da equipe de saúde, além das atividades de distração: brincar, jogar e ler.
Brincar é uma necessidade básica da criança e, é por meio deste, que ela adquire novos conhecimentos, descobre sua individualidade e aprende a distinguir a realidade da fantasia. Na brincadeira, a criança transporta-se para um mundo de imaginação. O estudo foi realizado em uma casa de apoio à criança com câncer e hemopatias na cidade de Campinas-SP. A casa hospeda crianças e adolescentes com câncer, de 0 a 18 anos de idade, junto com seus acompanhantes, tendo capacidade para abrigar até 56 crianças e adolescentes com seus respectivos acompanhantes. Os participantes foram cinco crianças com câncer em idade pré-escolar (três a seis anos), que estavam em tratamento oncológico, clínico e/ou cirúrgico e que residiam provisoriamente na casa de apoio. Para sua escolha, foram considerados os seguintes critérios: estar na idade pré-escolar, residir na casa de apoio durante o tratamento até o seu retorno ao domicílio e o desejo da criança em querer brincar.
As sessões de brinquedo terapêutico dramático foram realizadas individualmente com cada criança, apenas na presença da pesquisadora principal.
...