TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS ÉTICOS E MORAIS NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM

Por:   •  8/10/2018  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.440 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

RESENHA CRÍTICA

Kamila Damasceno

Belo Horizonte

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

RESENHA CRÍTICA

Kamila Damasceno - 12102440

Resenha crítica; Centro Universitário Newton Paiva; Enfermagem; Deontologia e Enfermagem; Segundo semestre; Professora: Nathalia Faria de Freitas.

Belo Horizonte

2018

FUNDAMENTOS ÉTICOS E MORAIS NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM

Kamila Damasceno, enfermagem 2° período.

Antes de Cristo - na antiguidade - os filósofos usavam o termo ethos que é sinônimo de ética, que eram princípios inspiradores , no qual seriam um conjunto de valores e motivações das práticas humanas. Ética também significa caráter ou modo de ser de uma pessoa dentro de sua comunidade, família ou tribo. Com a influência do cristianismo, na idade média usava-se a palavra moral, que também se engloba os hábitos e costumes daquele grupo social e que moldam sua conduta. Por mais que a ética seja uma teia de relações interpessoais e interprofissionais e essas relações ocorrem segundo critérios de valores, crenças e visões do mundo para que a convivência seja mais harmoniosa, não significa não exista conflitos. Há várias concepções de ética e moral de acordo com o contexto cultural. Quando o comportamento é antiético, podemos exemplificar com uma situação em que expomos o paciente em uma situação de perigo, ou que lhe coloque a vida em risco por imprudência ou negligência. Além da ética, o enfermeiro deve agir conforme o código de ética do profissional de enfermagem (cepe) no qual rege normas a fim de prevenir riscos de ocorrências malévolas ao paciente, evitando o agir culposo, ou seja, o profissional de saúde deve perceber os conflitos éticos e ter consciência deles, sabendo se posicionar com autonomia e realizar escolhas coerentes tendo em vista os princípios éticos da profissão.

Pode-se concluir que a avaliação de como o enfermeiro deve agir apropriando-se de sua ética e obedecendo ao cepe tem como resultado o ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com