GASTRITE E ÚLCERA GASTRICA
Por: WEBERT2016 • 10/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.319 Palavras (6 Páginas) • 1.238 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
GASTRITE E ÚLCERA
GASTRICA
Acadêmico
Webert Nunes Mattos
CONCEITO[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]
➢ A gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Essa inflamação desenvolve-se como uma resposta normal do organismo quando ocorre uma agressão à sua integridade.
➢ Úlcera péptica pode acometer uma ou todas as camadas do estômago ou duodeno. A úlcera pode penetrar apenas na superfície mucosa.
➢ Existem muitas causas de gas pode ser agrupada sob a designaçhtãtp:o//ge:roshow.blogspot.com.br/2011/10/gastrite-conheca-esta-doenca.html[pic 10]
Gastrite Aguda[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
➢A gastrite aguda caracteriza-se por um processo de inflamação aguda da mucosa habitualmente de natureza transitória.
➢A inflamação pode ser acompanhada de hemorragia na mucosa em nos casos r , ção superficial da mucosa.[pic 15][pic 16]
http://patologiaenf101.blogspot.com.br/2011/03/gastrite-aguda-e-cronica.html
Gastrite Crônica[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]
•A gastrite crônica é uma entidade distinta da gastrite aguda. Caracteriza-se pela ausência de erosões macroscopicamente visíveis e pela presença de alterações inflamatórias crônicas que levam final glandular do[pic 21]
estomago.[pic 22]
http://www.drjarbasfaraco.com.br/doencas/gastrite
[pic 23][pic 24][pic 25][pic 26]
GASTRITE POR HELICOBACTER PYLORI[pic 27][pic 28][pic 29][pic 30]
•A infecção por H. pylori constitui a causa mais comum de
gastrite crônica. A infecção ocorre no mundo inteiro porém a prevalência varia enormemente entre países e entre grupos populacionais dentro dos países.
•É uma doença inflamatória crônica do antro e corpo do estômago. A infecção crônica por H.pylori pode levar a atrofia gástrica e úlcera péptica.
GASTRITE AUTOIMUNE CRÔNICA E MULTIFOCAL
• A gastrite autoimune
▶ que é responsável por menos de 10% dos casos de gastrite
crônica, é uma forma difusa de gastrite que se limita ao corpo e fundo gástrico, com
ausência de comprometimento ou comprometimento mínimo do antro. O distúrbio resulta da presença de auto-anticorpos dirigido contra componentes das células parietais das glândulas gástricas e fator intrínseco. A atrofia das glândulas gástrica e da mucosa leva a uma perda da produção de acido.
• A gastrite atrófica multifocal
▶ é um distúrbio de etiologia incerta que acomete o
antro e área adjacentes do estômago. É mais comum do que a gastrite autoimune e[pic 31][pic 32][pic 33][pic 34]
observada mais frequentemente em indivíduos brancos do que em outras raças. É particularmente comum na Ásia, na Escandinávia em partes da Europa e América Latina. A semelhança da gastrite autoimune, está associada a uma redução da secreção de acido gástrico, porém a acloridrica e a anemia perniciosa são incomuns.
[pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39]
A gastrite auto-imune crônica e a gastrite atrófica multifocal causam habitualmente poucos sintomas relacionados diretamente às alterações gástricas.
[pic 40]
http://maispiordebom.blogspot.com.br/2011/11/gastrite.html
Gastropatia Química[pic 41][pic 42][pic 43][pic 44]
✓ A gastropatia química é uma lesão gástrica crônica em decorrência de reflexo do conteúdo alcalino do duodeno, de secreções pancreáticas e de bile no estômago. É mais comumente observada em individuo que foram submetidos a cirurgia de gastroduodenostomia ou gastrojejunostomia.
✓ Pode ocorrer em uma forma mais leve em pessoas com ulcera gástrica, doença da vesícula biliar ou vários distúrbios de motilidade do estômago distal.
[pic 45]
http://www.gopixpic.com/440/03-gastritis-and-pud-part-jpg/
Úlceras Pépticas[pic 46][pic 47][pic 48][pic 49]
➢ Uma Úlcera péptica pode acometer uma ou todas as camadas do estômago ou duodeno. A úlcera pode penetrar apenas na superfície mucosa, ou pode estender-se nas camadas de músculo liso. Por vezes, a úlcera penetra na parede externa do estômago ou duodeno. As remissões e exacerbações espontâneas são comuns. A cura da camada muscular envolve a substituição com tecido cicatricial; embora haja regeneração das camadas mucosas que recobrem a camada muscular cicatrizada, ela freqüentemente não é perfeita, contribuindo para episódios repetidos de ulceração.
...