GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EXPEDITA HOLANDA DA SILVA, NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA-AM
Por: marnaqueiroz • 3/2/2022 • Projeto de pesquisa • 5.520 Palavras (23 Páginas) • 165 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA – EAD
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EXPEDITA HOLANDA DA SILVA, NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA-AM: UMA NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO
Aleandra da Silva Roque
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Aberta do Brasil e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca-EAD como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde.
Orientadora: Gisele Pinto de Oliveira
Macapá, Setembro de 2017
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EXPEDITA HOLANDA DA SILVA, NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA-AM: UMA NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO
Aleandra da Silva Roque
Foi avaliada pela Banca Examinadora composta pelos seguintes membros:
_____________________________________________________________________
Nome, Instituição
_____________________________________________________________________
Nome, Instituição
_____________________________________________________________________
Nome, Instituição
Dedicatória
Á mim, por não desistir frente ás dificuldades.
AGRADECIMENTOS
Á Deus, que na sua infinita bondade me concede saúde para prosseguir.
Aos meus pais (Estácio Roque e Ísis Roque) que sempre me apoiaram nos meus planos e projetos, a minha família em especial a minha tia Deuzinha Souza por acompanhar de perto a caminhada desta realização.
Á uma grande amiga (Marna Queiroz) que quero eternizar nestas linhas pelos momentos compartilhados, mesmo distante divide comigo o conforto do seu ombro amigo e sincero.
Á minha tutora Gisele Oliveira, pelas orientações, compreensão e pelas vezes que me chamou atenção, obrigada pelo profissionalismo e seriedade que conduz o seu trabalho, és grande e admirável.
Á instituição FIOCRUZ que deu a oportunidade em pode realizar o curso.
Epígrafe
Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.
Eclesiastes: Cap.;11, vers.; 01.
RESUMO
A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública que traz sérios problemas e consequências à saúde e a vida social das adolescentes, levando a baixa escolaridade, desalinhamento familiar, baixa autoestima, problemas de saúde para a adolescente e o concepto. O objetivo do projeto é reduzir o índice de gravidez na adolescência na UBS Expedita Holanda da Silva no Município de Itacoatiara – AM através de ações voltadas para o planejamento familiar e também para a educação em saúde. Com a ampliação das ações espera-se reduzir a gravidez na adolescência e promover saúde, pois assim fortalecerá a estratégia levando ao sucesso da intervenção e resultado desejado.
Palavras-Chave: Gravidez na adolescência. Atenção básica. Planejamento familiar.
LISTA DE SIGLAS
ACS – Agentes Comunitários de Saúde
ESF – Estratégia de Saúde da Família
PES – Planejamento Estratégico Situacional
PPI – Programação pactuada Integrada
DIU- Dispositivo Intrauterino
EJA- Ensino Jovens e Adultos
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 9
1.1 OBJETIVO 10
1.1.1 Geral 10
1.1.2 Específicos 10
1.2. JUSTIFICATIVA 11
2. REFERENCIAL TEÓRICO 12
2.1. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 12
2.2. PAPEL DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA NA REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA 14
3. METODOLOGIA 17
4. O PROJETO DE INTERVENÇÃO 18
4.1 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA 19
4.2EXPLICAÇÃO OU ANÁLISE DA SITUAÇÃO-PROBLEMA 19
4.3 PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES 20
4.4. GESTÃO DO PROJETO 25
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27
1. INTRODUÇÃO
Projeto desenvolvido para a obtenção do título de lato senso de Gestão em Saúde, pelo método EAD da (ENSP/FIOCRUZ). Trazendo o problema exposto sobre o local prosseguindo a base teórica, metodologia, caracterização e analise do problema, programação de ações e por fim o resultado e sua conclusão.
É notório que a gravidez na adolescência vem crescendo no Brasil, especialmente nas classes sociais menos favorecidas. A maternidade precoce pode gerar problemas à saúde, à educação e ao desenvolvimento social e econômico, alta taxa de evasão escolar, problemas familiares e dificuldade de se inserir no mercado de trabalho (OLIVEIRA, 2008; MANFRE; QUEIRÓZ; MATTHES, 2010).
No município de Itacoatiara-AM, na população adstrita pela Estratégia Saúde da Família (ESF), a gravidez na adolescência foi observada como um importante problema no Planejamento Estratégico Situacional (PES), realizado com a comunidade desta área em questão. Através desse método foram levantados os seguintes problemas: desemprego, violência, drogas, gravidez na adolescência, a falta de locais e atividades de lazer, pavimentação deficiente e localização da ESF. Assim a escolha do tema gravidez na adolescência foi definida em virtude da governabilidade na posse do cargo de quem vos escreve ocupa, tendo em vista o planejamento de ações para colocar em pratica e obter sucesso nas ações implantadas para a comunidade na UBS e escola.
...