HIPOGLICEMIA NO RECÉM-NASCIDO
Por: mayarales • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 356 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
HIPOGLICEMIA NO RECÉM-NASCIDO
A hipoglicemia pode ser definida como níveis de glicose plasmática inferiores a 45mg/dL ou do sangue total abaixo de 40mg/dL em recém-nascido (RN) a termo ou RN prematuros.
Na prática clínica deve-se levar em conta 3 aspectos para se definir o quadro de hipoglicemia: níveis baixos de glicemia (por método de detecção confiável), sinais clínicos e desaparecimento dos sinais com a correção da glicemia.
- A glicemia atinge seu valor mais baixo aproximadamente após 2 horas do nascimento. Após 3 a 4 horas de vida ela encontra-se entre 60 - 70mg/dL.
- Os principais sinais e sintomas são: choro alto, irritabilidade, hipotermia, sudorese, sucção ausente, tremores, letargia, hipotonia, convulsões, palidez, cianose, taquipneia, apneia, bradicardia, dificuldade respiratória, crise convulsiva.
CAUSAS
Podem ser classificadas em 3 grupos:
- Aumento da utilização da glicose: Ocorre no RN GIG, filhos de mãe diabética, portadores de eritroblastose fetal, hiperinsulinismo congênito idiopático, uso materno de tocolíticos, clorpropamida ou benzotiazidas.
- Diminuição de reservas: Ocorre no RN prematuro e no pequeno para a idade gestacional (PIG).
- Causas mistas: Situações de estresse (asfixia, sepse, hipotermia, dificuldade respiratória grave), durante exsanguineotransfusão com sangue heparinizado ou nas deficiências de hormônios contrarreguladores das ações da insulina (hormônio de crescimento, cortisol ou glucagon).
DIAGNÓSTICO
Deve-se coletar sangue e encaminhá-lo para análise bioquímica. A dosagem dos níveis sanguíneos de glicose é determinante para o diagnóstico.
TRATAMENTO
RNs assintomáticos com glicemia baixa (entre 25 e 45mg/dL): Alimentar a criança, preferencialmente com leite materno e repetir a dosagem da glicemia em 30 – 60 minutos.
RNs sintomáticos ou níveis glicêmicos inferiores a 50 mg/dL: Utilizar glicose a 10%, na dose de 2 mg/kg ou 2 ml/kg, IV, em bolus com manutenção de infusão IV contínua de glicose a 10% na velocidade de 8 mg/kg/minuto.
Episódios hipoglicêmicos persistentes: Uso de drogas adjuvantes (glicocorticóides e cursos terapêuticos com glucagon).
REFERÊNCIA
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. Disponível em:
...