TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limpezas de Superfícies

Por:   •  19/9/2023  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

SEGURANÇA DE PACIENTE EM AMBIENTE HOSPITALAR

LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFICIES HOSPITALARES

Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies

APRESENTAÇÃO

As infecções relacionadas à assistência à saúde representam um risco significativo para a segurança do paciente. Pacientes em serviços médicos. Evidência de contaminação de superfícies e equipamentos (bombas de infusão, grades de cama e estetoscópios) por vários patógenos. São mais frequentemente manuseados por profissionais e pacientes. Assim, falhas nos processos de limpeza e desinfecção de superfícies podem levar à disseminação e transferência de microrganismos em ambientes de serviços de saúde, colocando em risco a segurança de pacientes e profissionais que executam esses serviços. Para promover a correta limpeza e desinfecção de superfícies nos serviços de saúde, a ANVISA publicou Procedimento operacional Padrão ( POP), com finalidade de promover maior controle e prevenção da proliferação de patógenos.

Importâncias

Porque limpar?

Promover sensação de Bem estar para os pacientes, acompanhantes e trabalhadores de saúde;

  • Considerando o aspecto que o ambiente causa em qualquer pessoa, tornando sensação acolhedora, tendo em vista ser um ambiente amedrontador.
  • Conservação do patrimônio, estruturas físicas  equipamentos , materiais

  • Contribuir para o controle das infecções hospitalares, a fim de reduzir a carga biológica para evitar transmissão cruzada.

  • Combater microrganismos resistentes. São que não pode ser eliminados por antimicrobianos, patólogo adapta ao ambiente com maior facilidade, podendo sobreviver a vários dias ou meses em uma superfície.

 

CONTAGIO

BIOFILMES

Microbianos que se destacam na colonização de superfícies polímeras.

Estudos realizados pela ANVISA em 2012 destacaram a presença de biofilmes em superfícies plásticas, como próteses e equipamentos e materiais cirúrgicos, podendo ficar na superfície por superiores 7dias.

Biofilmes são emaranhados de microrganismos resistentes que possibilitam uma aderência resistente em uma superfície em uma superfície, sendo transmitido por ciclo de contato.

A limpeza tem como objetivo a redução dessa carga microbiana para não ligar a cadeia de sobrevivência domicro-organismos.

TRANSMISSÃO

Os microrganismos em questão podem vir da própria microbiota dos pacientes, dos profissionais de saúde ou dos visitantes. Além disso, os alimentos, a água, o ar, as superfícies e os materiais hospitalares não higienizados ou esterilizados de forma adequada também são fontes de patógenos que podem vir a causar IRAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (196.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com