Necessidades humanas básicas (NHB)
Por: Maria Rodrigues • 16/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 922 Palavras (4 Páginas) • 915 Visualizações
ELIMINAÇÃO
Necessidades humanas básicas (NHB)[pic 1]
Segundo Maslow o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades.
A eliminação é processo no qual o organismo despreza substâncias indesejáveis, tóxicas ou em grandes quantidades. Uma das partes importantes prestados à assistência ao paciente é auxiliar, supervisionar e ensinar a superar as dificuldades na eliminação.
- Existem quatro mecanismos de eliminação dos produtos residuais do organismo que são: Trato urinário (urina), trato gastrintestinal (fezes), através da pele (suor) e através do trato
Respiratório (ar expirado). As principais vias de eliminação são: os tratos intestinal e urinário.[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
- Considerações sobre o trato urinário:
- O trato urinário é composto pelos: Rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
- A maioria dos resíduos são excretados pelo trato urinário. Que possui como principal função: Produzir, armazenar e eliminar a urina; regular o volume a composição química do sangue; eliminar o excesso de água no organismo; garantir a manutenção do equilíbrio dos minerais do corpo humano; auxilia na produção das hemácias. [pic 6]
- Fatores que podem influenciar a Eliminação Urinária:
- A ingestão de líquidos
- Temperatura ambiente
- Idade
- Ingestão de proteínas
- Condições patológicas
- Intervenções cirúrgicas
- Fatores psicológicos
- Ação de medicamentos
- Exames com finalidades diagnósticas
- A coloração da urina pode variar: Vermelho vivo, vermelho escuro (âmbar), amarelo vivo, esbranquiçada (opaca).
- Volume normal urinário: 50-80 ml/h e 1000-2000 ml/24h
- Aspecto: transparente. Turva (quando tem a presença de bactérias)
- Odor: Característico. Amoniacal (ação bacteriana). Adocicado (corpos cetónicos).
- Densidade: entre 1003-1030; mede a concentração de solutos dissolvidos na urina.
- pH: entre 4.5-7.5; determina a concentração de hidrogênios na urina.
Eliminação urinária alterada ou inadequada: Disúria (grande dificuldade para urinar, geralmente acompanhada de dor). Frequência na eliminação urinária aumenta ou diminuída, Tenesmo miccional (necessidade urgente de urinar com esforço constante e doloroso), Incontinência urinária (perda involuntária da urina pela uretra), Nictúria (volume urinário noturno maior do que o diurno), Retenção urinária e Urgência para urinar.
Principais doenças do trato urinário: Glomérulonefrite, insuficiência renal, proteinúria, incontinência urinária.
Papel da enfermagem na eliminação urinária do paciente: Fazer o paciente entender o processo normal de excreção urinária. Estimular a micção (emissão natural de urina pelo esvaziamento da bexiga), prevenir infecções, manter a integridade da pele, promover o maior conforto possível para o paciente, promover o funcionamento normal da bexiga, observar e registrar sinais de edema e avaliar estado nutricional.
A avaliação da excreção urinária é realizada através de exames de urina: Coleta e amostra de urina, exames diagnósticos, visualização indireta, visualização direta, ph urinário (4,6 a 8,0), albumina (ausente), glicose (ausente), corpos cetônicos (ausentes), densidade específica (1,010 a 1,025).
Intervenção da Enfermagem em casos de problemas quanto a eliminação urinária: Auxiliar a eliminação normal da urina, auxiliar o paciente na ida ao banheiro ou para usar a comadre e o papagaio hospitalar.[pic 7][pic 8]
...