O IATROGÊNIA MEDICAMENTOSA POR APLICAÇÃO DE MEDICAMENTO TROCADO
Por: Larissa Quaresma • 2/9/2021 • Seminário • 655 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
IATROGÊNIA MEDICAMENTOSA POR APLICAÇÃO DE MEDICAMENTO TROCADO
PROFESSORA DE FARMACOLOGIA: PAGNO ACADÊMICAS 3º SEMESTRE ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO: A iatrogenia é qualquer alteração patológica que possa vir a acontecer no paciente por conta de ações praticadas por profissionais da saúde. Sabe-se que vários fatores podem levar a esse evento como: carga horaria exaustiva, imperícia, imprudência, negligencia, estresse e estado de saúde mental. O cuidado e atenção redobrados são essenciais para evitar uma serie de transtornos causados por esse descuido, como o agravamento do quadro de pacientes já doentes e danos a paciente parcialmente sadios que, em ambos os casos, podem até mesmo levar a morte. Referência: Santos, J.C.D.; Ceolim, M. F. Iatrogenias de enfermagem em pacientes idosos hospitalizados. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2009 e FERRAZ, E. H.; ISHII, S. ; CIOSAK, S. I.; MIYADAHIRA , A. M. K.; CHAVES, E. C. latrogenia: implicações para a assistência de enfermagem. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, /6(2):165-179, 1982.
OBJETIVO: O objetivo desse estudo é discutir as principais complicações e efeitos adversos causadas pela iatrogenia por aplicação de medicamento trocado. Porém visando sempre uma maneira de diminuir a incidência desses casos na vida dos pacientes.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo e revisão bibliográfica, para tal utilizou-se a base de dados da plataforma scielo e google acadêmico. Foram utilizados 5 artigos sobre iatrogenia de medicamentos para a elaboração desse resumo expandido, os quais tiveram suas datas de publicação entre os anos de 1982 até 2019 e usaram-se os seguintes descritores para buscas: iatrogenia de medicamentos, iatrogenia na enfermagem e artigos sobre iatrogenia.
RESULTADO E DISCUSSÃO: Alguns dos resultados encontrados nos artigos analisados foram os seguintes: Artigo sobre iatrogenia em idosos hospitalizados: estudo exploratório, mostrou 100 prontuários onde os pacientes eram 56% masculino e 44% feminino, 11 casos de iatrogenia foram identificados sendo 3 deles por erros relacionados a medicamentação. Iatrogenias de enfermagem em pacientes idosos hospitalizados: 100 prontuários foram estudados e a média de idade dos pacientes era de 70 anos, tempo médio de internação foi 8,9 dias, foram encontrados registros de algum tipo de iatrogenia em 26% dos prontuários estudados sendo 14 de pacientes do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Ocorrência iatrogênica na administração de medicamentos: um Estudo com Estudantes de Enfermagem, mostrou que dos 116 estudantes pesquisados, 39 estavam no quinto semestre correspondendo a 34,6% do total, 31,1% no sétimo, 18,1% no sexto e 17,2% no quarto semestre e que deles, 55% diz já ter cometido algum erro na administração de medicamentos, 42% diz nunca ter cometido e 3% se negam a responder.
Os dados mostram que são consideráveis os casos de iatrogenia e nos faz atentar aos riscos que isso traz, principalmente, a pacientes mais fragilizados como os idosos e internados na unidade de terapia intensiva. Vale salientar que os casos são, potencialmente, muito maiores do que os dados revelam, devido ao medo de punição por parte dos profissionais da saúde o que leva a uma subnotificação.
Conclusão: É de suma importância a atenção, conhecimento das vias de administração de cada fármaco pelo equipe de enfermagem, com o intuito de minimizar as possíveis consequências negativas decorrentes dessas alterações associadas a troca medicatos e promover uma farmacóterapia eficaz, ao paciente, tendo em vista sempre os 9 certos da enfermagem.
...