O SUS DE ONTEM E DE HOJE
Por: akemy42 • 15/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 275 Palavras (2 Páginas) • 662 Visualizações
O SUS DE ONTEM E DE HOJE
Ao longo dos anos vimos o sonho do direito de acesso ao serviço de saúde a todos, ser concretizado com a criação do SUS, e vislumbramos o seu crescimento e aprimoramento. Outrora o direito ao acesso aos serviços de saúde não era garantido a todos, e existia muita dificuldade para o acesso a profissionais qualificados ao atendimento.
A criação do SUS em 1988 garantida pela Constituição, foi considerado um grande avanço. Pois o acesso aos serviços de saúde, passou a ser garantido por lei a todos, sem discriminação. Apesar das dificuldades ainda persistirem, existe o atendimento, quando realizado, de qualidade.
Podemos verificar que foram incluídos no decorrer do tempo, vários tipos de atendimentos/especialidades. A criação de projetos especiais foram abrindo uma nova mentalidade voltada à integralidade das ações de saúde, aos serviços hierarquizados, com assistência integral as pessoas. Inúmeros profissionais trabalhando tanto nos cuidados, como na prevenção. É verdade que existe muito desvio de verba pública, e que os serviços prestados poderiam ser melhores.
Mas verificamos que na atualidade a rede do SUS está integrada e informatizada, o que facilita o acesso da população, seja na marcação de consultas, seja na marcação de procedimentos cirúrgicos. Ainda há muito a aprimorar. Tem que haver uma grande discussão envolvendo a sociedade, os profissionais de saúde e os administradores dos serviços de saúde sobre o modelo assistencial que estamos praticando, a questão dos desvios das verbas que deveriam ser destinadas a saúde.
Apesar do SUS ter sido criado a praticamente 27 anos, ainda está engatinhando, existem muitos projetos excelentes que precisam ser implantados, mas para isso, há a necessidade de viabilizar essa implantação.
REFERENCIAS
Elaborado pelo autor, 2015.
http://www.ccms.saude.gov.br/sus20anos/mostra2009/linhadotempo.html
http://www.redehumanizasus.net/6804-o-susontem-e-hoje
...