O Sistema Urinário e os Cuidados do Enfermeiro
Por: Patricia Monteiro • 31/5/2023 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
Sistema Urinário e os cuidados do enfermeiro
O sistema urinário (masculino e feminino) é composto pelos rins, bexiga e ureter.
Cuidados do Enfermeiro
- Sondagem
- Higiene
- Eliminação Vesical
SONDAGEM:
No processo de sondagem vesical, engloba riscos e é um processo muito agressivo ao paciente, onde há chances de contrair infecções no tratro urinário podendo gerar trauma uretral ou vesical. Os cuidados do enfermeiro durante a sondagem, são:
- Dar preferência ao cateter de menor calibre, para assegurar a drenagem de forma adequada, sendo assim para diminuir os processos de traumas.
- Higienizar as mãos antes e após a implatação e manuseio do cateter vesical.
- Encher o balão com água destilada, pois as soluções salinas, ou que possuem eletrólitos, podem gerar a cristalização depois de um longo período, e dificultar a retirada do cateter.
- Usar um método de drenagem urinária garantindo a esterilidade, com a utilização de bolsas plásticas descartáveis, equipadas com dispositivos que pretendem reduzir as infecções urinárias.
- Fazer a realização de coleta de amostras urinárias para o exame com a técnica asséptica
HIGIENE:
O processo de higienização deve ser feito antes e após a implatação do cateter, para a eliminação de microrganismos transitórios que vivem na camada mais superficial da pele (epiderme).
A higienização do meato uretral deve ser feita com água e sabão uma vez ao dia, que seria durante o banho.
O uso da técna asséptica, a utilização de lubrificantes, conservação do sistema fechado e localização da bolsa de drenagem são métodos que reduzem os riscos de infecção do trato urinário.
ELIMINAÇÃO VESICAL:
Durante a eliminação vesical, o processo deve ser atraumática. O enfermeiro deve esvaziar totalmente o balão, juntar uma seringa com o êmbolo fechado e deixar o líquido drenar sozinho, sem aspirar. Puxar a sonda vesical lentamente, caso houver alguma dificuldade, o enfermerio deve prestar atenção no balão, caso ele não estiver completamente vazio.
Logo após a eliminação dessa sonda, nos primeiros dias a urina espontânea pode gerar ardência e a sua coloração pode ter alguns resquícios de sangue. O efermeiro deve orientar ao paciente para realizar uma rotina a idas ao banheiro a cada 4 a 6 horas, mesmo se não houver vontade. E durante essa rotina, deve ser feito o acompanhamento com base naquilo que o paciente se queixar.
Um dos cuidados do enfermeiro também é orientar e alertar sobre sinais de infecção como, febre, dor abdominal, urina com mau cheiro e caso a constância destes sintomas, procurar o serviço de saúde.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
ENFERMAGEM
ANATOMIA APLICADA A ENFERMAGEM
CUIDADOS DO ENFERMEIRO COM O APARELHO URINÁRIO
DÉBORA PEREIRA MONTEIRO
MATRÍCULA: 202110050
...