O TECIDO SANGUINEO (ERITROCITOS E ANEMIA FALSIFORME)
Por: Luíza Oliveira • 5/6/2022 • Trabalho acadêmico • 2.835 Palavras (12 Páginas) • 141 Visualizações
FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS - MULTIVIX CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA BACHARELADO DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA
luiza de oliveira dos santos
silvano capelini
Betania Maria Moraes Rodrigues
TECIDO SANGUINEO (ERITROCITOS E ANEMIA FALSIFORME)
Trabalho de Graduação
São Mateus - Es 2021
luiza de oliveira dos santos
Silvano Capelini
Betania Maria Moraes Rodrigues
TECIDO SANGUINEO (ERITROCITOS E ANEMIA FALSIFORME)
Trabalho de graduação apresentado a disci- plina de histologia e imunologia de gradu- ação em Biomedicina bacharelado da Facul- dade Brasileira -Multivix, como requisito para avaliação bimestral.
Professor(a): Eduardo Damacesseno
São Mateus - Es 2021
Resumo
o sangue é um tecido conjuntivo onde circula pelo tecido cardiovascular, formados por várias células, é rico de diversas substancias como vitaminas, saias etc. As hemácias também conhecida como glóbulo vermelho ou eritrócito são células anucleadas de formato bicôncavo tem como função transportar oxigênio e dióxido de carbono, compostas por membrana plasmática, hemoglobinas , citoesqueleto, e enzimas glicolíticas. Quando envelhecem essas hemácias são removidas por meio de fagocitose sendo substituídas para dar espaços a novas hemácias. Já a anemia tem como umas das causas a diminuição na quantidades de eritrócitos ,no caso da falciforme e causada por uma mutação genética.
Palavras-chave: Sangue. Eritrocitos. Anemia.
Abstract
blood is a connective tissue where it circulates through the cardiovascular tissue, formed by several cells, it is rich in several substances such as vitamins, skirts etc. Red blood cells, also known as red blood cells or erythrocytes, are anucleate cells with a biconcave shape, whose function is to transport oxygen and carbon dioxide, composed of plasma membrane, hemoglobin, cytoskeleton, and glycolytic enzymes. When they get older, these red cells are removed through phagocytosis and are replaced to make room for new red cells. Anemia, on the other hand, is caused by a decrease in the amount of erythrocytes, in the case of sickle cell, caused by a genetic mutation.
Keywords:Blood.Erythrocytes.Anemia
Sumário
1 INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..... 6
2 TECIDO SANGUÍNEO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . 7
2.1 composição do plasma . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
2.2 eritrocitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . .. . . .9
3 ANEMIA . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . 10
3.1 anemia falsioforme. . . . . . . ... . . . . . . .. . . . .. . . . . . . . ..11
4 BIBLIOGRAFIA. . . . . . . . .. . . . . . .. .. . . .. . .. . . . .. . . .. .. . .....13
INTRODUÇÃO [pic 1]
O volume total de sangue em uma pessoa normal é de aproximadamente 5 litros; ele é um tipo especializado de tecido conjuntivo, composto por células, fragmentos de células e plasma, um elemento extracelular fluido. O sangue circula por todo corpo e está bem adaptado para suas múltiplas funções no transporte de nutrientes, oxigênio, produtos de desgaste, dióxido de carbono, hormônios, células e outras substâncias. Além do mais, o sangue também participa na manutenção da temperatura corporal.Os elementos figurados do sangue são as hemácias (ou eritrócitos), os leucócitos e as plaquetas. As hemácias ou eritrócitos, os elementos figurados mais populosos, são anucleados e tem função inteiramente dentro do sistema circulatório no transporte de oxigênio para os tecidos, e dióxido de carbono a partir dos tecidos do corpo. Os leucócitos realizam suas funções fora do sistema circulatório e utilizam a corrente sanguínea como um meio de transporte para alcançar seus destinos. Existem duas grandes categorias principais de leucócitos, os agranulócitos e os granulócitos. Os linfócitos e os monócitos compõem o primeiro grupo, enquanto os neutrófilos os eosinófilos e os basófilos compõem o último. Os linfócitos são as principais células do sistema imunológico e, embora existam três categorias (linfócitos T, linfócitos B e células nulas), técnicas especiais de imunocitoquímica são necessárias para a sua identificação. Quando os monócitos deixam a corrente sanguínea e entram no tecido conjuntivo, eles se tornam macrófagos, células que atuam na fagocitose de materiais particulados, assim como na colaboração a linfócitos em suas atividades imunológicas. Os granulócitos são reconhecíveis pelos seus grânulos específicos característicos, cuja colaboração fornece a classificação para essas células. Os grânulos dos neutrófilos possuem uma afinidade muito fraca pelos corantes, corando-se em uma tonalidade rosa- salmão, enquanto os grânulos dos eosinófilos se coram numa tonalidade vermelho- alaranjada, e os grânulos dos basófilos se coram em uma tonalidade azul - escuro com corantes utilizados em preparações próprias para o estudo do sangue á microscopia óptica. Os neutrófilos tem função de fagocitose de bactérias e, por causa disso, eles foram denominados “micrófagos”, terminologia já abandonada. Os eosinófilos participam em atividades antiparasitárias e fagocitam complexos antígeno- anticorpo. Embora a função específica dos basófilos sejam desconhecida, o conteúdo dê seus grânulos é similar ao dos mastócitos, e eles também liberam estes agentes farmacológicos através de degranulação. Além disso, os basófilos também produzem e liberam outros agentes farmacológicos a partir do ácido araquidônico formado em suas membranas.
...