Otomastoidite por Lagochilascaris Minor em Criança
Por: Herica Lameck • 14/11/2021 • Resenha • 344 Palavras (2 Páginas) • 114 Visualizações
[pic 1]
OTOMASTOIDITE POR LAGOCHILASCARIS MINOR EM CRIANÇA: Relato do Caso
GUIMARÃES, Valeriana de Castro et al. Otomastoidite por Lagochilascaris minor em criança: relato de caso. Scielo Brasil. Hospital das Clinicas e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aio/a/yLxGFJRp3c3BgnMJBxJkq3h/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021.
Herica Valkiria de Jesus de Almeida Lameck [1]
RESUMO: Uma equipe formada por especialistas em otorrinolaringologia, parasitologia e infectologia descreve um caso onde uma menina de dez anos desenvolveu lagochilascariose - uma zoonose gerada pela presença do helminto Lagochilascaris minor que ocorre devido a ingestão de carne crua ou mal cozida e por roedores silvestres contendo larvas encapsuladas do parasito.
Após minuciosa anamnese, reconhecendo a gravidade do quadro clínico da paciente, exames laboratoriais, de imagem entre outros foram realizados para firmar o diagnóstico.
Em posse das informações e resultados dos exames, a decisão da equipe foi realizar, primeiramente, uma mastoidectomia seguida de terapia medicamentosa o que foi, posteriormente considerada a melhor solução para o caso.
O artigo em questão é bem descritivo e utiliza principalmente dados de fontes externas e pesquisas que demonstram o comportamento do Lagochilascaris minor na lagochilascariose e suas implicações em tecidos humanos.
Os autores se apoiam em exames laboratoriais e de imagem para conhecer o diagnóstico e assim, decidir pelo melhor tratamento considerando a escassez de informações.
Lagoquilascaríase ainda é pouco conhecida dos otorrinolaringologistas, considerando-se o pequeno número de trabalhos que abordam a doença, sobretudo em livros de texto. O material disponível em bases de dados e guia de referência ainda é bastante limitado, considerando que grande parte das informações disponíveis não estão publicadas em revistas indexadas (PALHETA-NETO et al., 2002, p. 5).
No entanto, o artigo carece de outros dados ou exemplos como o fato de que a lagochilascariose pode se transformar em tumoração de cabeça e pescoço (MAQUINÉ et al., 2018, p. 1) ; ao menos nada disso é mencionado no texto.
Por fim , os autores acabam concluindo que uma boa anamnese e um trabalho em conjunto entre especialidades e a colaboração da família são imprescindíveis para o êxito do tratamento
[1]
...