Analise do filme Minority report
Por: Bia1996 • 10/10/2015 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 2.324 Visualizações
Breve análise do filme Minority Report
Minority Report é um filme de Steven Spielberg lançado no ano de 2002 onde três jovens denominados "precogs" tem o poder de prever o futuro e ajudam a policia a prender pessoas antes de cometerem crimes. O filme destaca a eviciencia de um sistema que evita que atos criminosos sejam cometidos e onde a prevenção é levada ao extremo. No decorrer da trama pode-se notar que o sistema tem falhas e que o comportamento do futuro criminoso pode ser alterado, seja por um pedido de desculpa, um fato que ocorra antes do crime ser executado ou uma crise de conciencia.
O ser humano é relativo, mudamos de humor e idéia varias vezes por dia. Pois bem vamos imaginar a seguinte situação, se houvesse uma maneira de "prever o futuro" como no filme Minority Report será que seria a prática adquada do direito prenter um individuo por um crime antes que ele o cometesse?
Concluimos que não, no direito atual os criminosos respondem apenas pelos crimes que de fato cometeram, a punição do individuo no direito penal vigente só se deve pela tentativa.
Vejamos apesar da eficiencia do sistema "pré-crime" descrito no filme, não se tem 100% de certeza que o sujeito tenha de fato uma conduta criminosa, eventualmente o sistema irá punir alguns inocentes. Pois bem partimos do principio que ninguem deve ser condenado por um crime que não cometeu, isto seria contra o odenamento juridico e os ditames do direito penal. É melhor um culpado solto que um inocente preso, conforme dito popular.
Um dos pontos que deve ser análisado no filme são os limites do Estado na persecução penal, isto é até que ponto as garantias e direitos individuais devem ser sacrificados pela eficiencia do combate ao crime.
No filmes Minority Report as visões dos "precogs" é o principal meio de prova para prisão dos acusados juntamente com uma preve análise dos fatos atraves das imagens do sistema de computador ligado a mente deles, assim os policias usavam como forma de evitar que aconteçam. Pode-se notar que para todos os crimes os acusados recebem a mesma pena e não tem direito a defesa, pois as provas no caso as imagens formecidas pelos "precogs" são incontestavéis, o sistema juridico penal no filme é completamente controlado pelo Estado que age em nome do bem comum os direito individuas são usurpados.
O filmes trás as mais variadas fontes de debate sobre o direito penal e o sistema juridico penal, com varias formas de análise no ambito do direito, é relevante destacar que em um Estado democratico de direito a vontade da maioria prevalece como também é demonstrado no filme, mas a pergunta é, até que ponto, uma vez que é universal que as penas tem carater individual.
...