PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA PARA O CÂNCER DE MAMA
Por: Jhennyrocha • 5/6/2017 • Artigo • 1.732 Palavras (7 Páginas) • 292 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA PARA O CÂNCER DE MAMA
FACULDADE DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA PARA O CÂNCER DE MAMA
Projeto Integrador do Curso de Enfermagem.
SUMÁRIO
Resumo..................................................................................................4
Introdução..............................................................................................5
Metodologia...........................................................................................6
Objetivo geral.........................................................................................7
Objetivo especifico.................................................................................7
Definição de câncer................................................................................8
Câncer de mama.....................................................................................9
Predisposição.........................................................................................10
Prevenção através da mastectomia.........................................................11
Conclusão...............................................................................................13
Referências bibliográficas.......................................................................14
RESUMO
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, fazendo com que alguns órgãos promovam a expansão do assunto, junto com a prevenção.
Recentemente, muito vem se falando da predisposição genética para algumas doenças, que podem ser descobertas por exames mesmo quando a doença não tenha sido manifestada.
Esta revisão tem como foco a predisposição genética do câncer de mama, apontando os riscos, benefícios, características da doença e a importância do estudo genético nos dias atuais.
Palavras Chave: Predisposição; Câncer; Câncer de Mama, Genética.
- INTRODUÇÃO
A predisposição genética é a alta probabilidade que um indivíduo possui de desenvolver algumas doenças, como exemplo alergias, diabetes e câncer.
Ainda que os genes sejam indicadores confiáveis de alguns elementos, o ambiente ou outros genes ainda identificados também são importantes,pois, as pessoas estão predispostas, mas não seguramente irão expressar os genes que eles herdaram dos pais.
O meio ambiente que uma pessoa vive está no centro dos debates sobre a predisposição genética já que desempenha um papel significativo na expressão de genes bons e maus.
‘’Um exemplo simples é de uma pessoa que cresce em um lar abusivo pode não ser geneticamente propensa à doença mental, mas é certamente o ambiente propenso a isso.’’(CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIAAS DE ENSINO FAE SÃO JOÃO DA BOA VISTA, 2016)
2.METODOLOGIA
O trabalho desenvolvido seguiu os preceitos do estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica, de sites contendo o assunto e de literatura referente aos estudos.
3.OBJETIVO GERAL
Discutir a cerca da propensão de alguns indivíduos, na maioria mulheres, em desenvolver o câncer de mama devido a predisposição genética.
Salientar os pontos analisados que indicam a predisposição, afim de evitar tratamento sem a real necessidade,e por fim, a mastectomia quando as chances existirem.
3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO
Analisar os casos familiares que apresentaram a patologia, assim como o grau de parentesco e nível da doença.
Focalizar nos autoexames e exames preventivos.
4.DEFINIÇÃO DE CÂNCER
Câncer é um nome utilizado para descrever doenças que envolvem proliferação descontrolada de células (neoplasias) que acabam produzindo massas celulares ou tumores (neoplasmas). Para que se torne um câncer (tumor maligno) é necessário que o seu crescimento tenha perdido o controle e o tumor é capaz de invadir os tecidos vizinhos (metástase), se espalhando para locais mais distantes.
Os tumores que não apresentam a capacidade de invasão ou de produzirem metástases são chamados de benignos.
O câncer se desenvolve por mutações em um ou vários genes que regulam o crescimento celular e a apoptose
Os cânceres são decorrentes de síndromes hereditárias, a mutação inicial que causa câncer é herdada através da linhagem germinativa e consequentemente presente em cada célula do corpo.
(MICAS, 2015, p. 175)
Alguns cânceres surgem a partir de células somáticas, pois, elas sofrem divisões celulares para produzirem o organismo adulto.
Como a taxa erro da DNA polimerase é um erro a cada 1010 bases por divisão celular, e o número de divisões celulares de 1015 durante o tempo de vida de um adulto, resultariam em algumas centenas de mutações no genoma de cada célula do organismo.
Essas mutações podem atingir qualquer gene, e se atingir um responsável pelo controle do crescimento celular, pode gerar uma célula cancerosa.
(MICAS, 2015, p. 176)
5.CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais, causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula. A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama. Existem casos em que a célula se divide exageradamente, mas não invade outros tecidos, então chamados tumores benignos ou não cancerosos.
...