Pedagogia hospitalar
Por: juperez • 8/3/2017 • Trabalho acadêmico • 501 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
1 TEMA
Pedagogia hospitalar
1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA
Acompanhamento pedagógico ao aluno hospitalizado, pode se tornar peça importantíssima na construção do saber.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como desenvolver um trabalho pedagógico no ambiente hospitalar?
3 JUSTIFICATIVA
Segundo JUST (2012) é necessário entendermos que no ambiente hospitalar é possível refletir e aprender sobre uma série de questões não apenas relacionados a escolaridade da criança doente, mas também à qualificação profissional do docente, planejamento para o desenvolvimento de um trabalho com vasta possibilidades para que os processos de aprendizagem se aperfeiçoem e assim o conhecimento se construa.
A educação está presente em toda parte e que a escola não é o único espaço para que ela aconteça, sabemos que a pedagogia traz consigo o cuidado com a criança, a atenção à infância e o olhar crítico sobre o processo educativo, podemos perceber que tem sido cada vez mais importante a ocupação dos pedagogos em espaços não escolares.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
A atuação de pedagogos em hospitais se dá pela importância de atender crianças e jovens em período de escolarização que encontram afastados do meio acadêmico por motivos de tratamento ou internação hospitalar.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Entender que a Pedagogia Hospitalar proporciona a criança e ao adolescente o regresso ao processo de aprendizagem.
Identificar a Pedagogia Hospitalar evita consequências negativas decorrente ao afastamento da escola durante a hospitalização.
Reconhecer as contribuições positivas que o pedagogo traz a recuperação da criança e do adolescente hospitalizado.
Analisar a humanização dentro do hospital como forma de proporcionar ao hospitalizado e família que sua internação seja o menos traumático possível.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Adoecer faz parte da vida, todos nós estamos sujeitos a isso; infelizmente algumas doenças nos levam a internação por um longo período, nos obrigando a sair da rotina do nosso cotidiano, que até então era saudável e estava sob nosso controle. Tudo isso se torna mais delicado quando quem adoece é ainda uma criança. (RODRIGUES, 2007, p.18).
A intervenção escolar representa, sobre tudo um recurso à recuperação da autoestima do paciente pediátrico por meio de uma pedagogia socializadora capaz de reconhecer o potencial humano dos indivíduos. (HOLANDA & COLLET, 2010, p.385).
Precisamos de pessoas que acreditem em nossa competência profissional e para isso é necessário estarmos preparados e conscientes do nosso papel como pedagogo dentro de um hospital. (ARAÚJO, 2007, p.8)
6 METODOLOGIA
A metodologia utilizada será a leitura e revisão bibliográfica para descrever teorias que abordam práticas pedagógicas inovadoras. Esta análise será
...