Processo saúde doença
Por: Mellmartins • 24/2/2017 • Trabalho acadêmico • 1.599 Palavras (7 Páginas) • 735 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE ENFERMAGEM
MAURÍCIO CÉSAR COSTA CARVALHO
MELISSA BARBOSA MARTINS
NATÁLIA TIFANNY DA CONCEIÇÃO
VANESSA DE OLIVEIRA FREITAS
VIVIANE ALBUQUERQUE FARIAS
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Belém, 2017
MAURÍCIO CÉSAR COSTA CARVALHO
MELISSA BARBOSA MARTINS
NATÁLIA TIFANNY DA CONCEIÇÃO
VANESSA DE OLIVEIRA FREITAS
VIVIANE ALBUQUERQUE FARIAS
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Pesquisa de campo realizada para coleta e consolidação de dados epidemiológicos, utilizada como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Métodos Quantitativos em Saúde, no curso de Enfermagem, na Universidade Federal do Pará.
Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia de Azevedo Lima
Belém, 2017
INTRODUÇÃO
Para Brasileiro Filho(2011), saúde é um estado de adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social em que vive, de modo em que o indivíduo se sinta bem (saúde subjetiva) e não apresenta sinais ou alterações orgânicas (saúde objetiva). Ao contrário, doença é um estado de falta de adaptação do organismo ao meio em que vive, no qual o mesmo se sente mal(sintomas) e/ou apresenta alterações orgânicas evidenciáveis(sinais).
Neste trabalho, além de definições científicas, será possível identificar percepções de algumas pessoas sobre o que é/ter saúde e o que é/ter doença, visto que o entendimento que se tem sobre cada situação e estado do corpo é de conclusão própria. “Desta forma a conceituação do processo saúde-doença é condicionada pela capacidade intelectiva do homem em cada contexto histórico e pelas condições concretas de existência” (SOUZA & OLIVEIRA; O processo saúde-doença: Do xamã aos cosmos).
OBJETIVO
A partir da contextualização do tema, a pesquisa traz como objetivo conhecer a concepção das pessoas sobre o entendimento de saúde e doença, bem como os fatores que determinam o processo dos dados coletados, partindo para reflexão de cada resposta dos entrevistados. O que busca entender pela perspectiva do outro o processo saúde-doença, visando identificar os vários conceitos utilizados pelas pessoas sobre o assunto.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nesta pesquisa, pode-se observar a importância do entendimento do processo saúde-doença por explicação dos autores:
Segundo Souza e Oliveira, a doença acompanha a espécie humana desde os primórdios, onde povos antigos buscavam explica-la através de uma visão mágica do mundo. Fato que se deve enfatizar como de extrema importância para os dias atuais, pois reflete a cura como objeto de magia.
“A concepção da determinação social do processo saúde-doença se aproxima de formulações teóricas que possibilitem recuperar o caráter histórico deste processo, permitindo apreender o vínculo entre o processo social e o processo biológico saúde-doença” (SOUZA & OLIVEIRA).
Segundo os autores, a compreensão do processo saúde-doença se dá por uma rede conectada desde o histórico social até mesmo o conhecimento científico acerca do assunto, possibilitando assim a permanência de uma determinada cultura e seus aspectos.
Brasileiro Filho(2011), afirma que saúde e doença são adaptações do organismo ao meio. Conclusão esta que traça uma visão biopsicossocial acerca do tema estudado, levando a uma melhor entendimento sobre o mesmo.
METODOLOGIA
A pesquisa realizada por discentes do curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Pará, apresenta caráter descritivo, de abordagem direta. Realizada na cidade de Belém, no ano de 2016, traz como objeto a pesquisa de campo, onde faz-se a opção pelo método indutivo.
Nº
PARA VOCÊ, O QUE SIGNIFICA TER SAÚDE? O QUE CONTRIBUI PARA QUE AS PESSOAS TENHAM SAÚDE?
O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊ, ESTAR DOENTE? O QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS ADOEÇAM?
1
Ter saúde é viver bem, em paz, fazer coisas que não lhe tragam malefícios.
Estar mal, não cuidar de si mesmo.
2
Ausência de doença, cuidado a si mesmo. Bem estar físico e mental.
Todo e qualquer mal, físico ou mental que diminua a qualidade de vida, mal cuidado com o corpo e mente.
3
...