Questionário sobre o tema Sistemas de Notificação em Vigilância em Saúde – SINAN, SISVAN e SIA
Por: I Ses • 23/11/2018 • Seminário • 413 Palavras (2 Páginas) • 431 Visualizações
Questionário sobre o tema Sistemas de Notificação em Vigilância em Saúde – SINAN,
SISVAN e SAI.
1 – Dentre os formulários padronizados pelo SINAN temos a ficha de notificação negativa, na qual é feita a notificação da não-ocorrência de doenças de notificação compulsória e também a notificação de surtos. Quais os critérios que devem ser seguidos na notificação de surtos?
Resposta:
Casos epidemiologicamente vinculados de agravos inusitados, casos agregados, constituindo uma situação epidêmica de doenças não constantes da lista de notificação compulsória e casos agregados das doenças constantes da lista de notificação compulsória, mas cujo volume de notificação operacionalmente inviabiliza o seu registro individualizado.
2 – Seu João, morador da ilha do Combú, foi picado por uma cobra. Ao chegar à unidade de saúde recebeu toda a assistência necessária.
Sabendo que acidentes com animais peçonhentos consiste num agravo de notificação compulsória, descreva como é feito o procedimento de notificação dos agravos às autoridades de saúde.
Resposta:
Ao identificar-se que a doença em questão está na lista de notificação compulsória, preenche-se uma Ficha de Notificação Individual que é posteriormente encaminhada pelas unidades assistenciais aos serviços responsáveis pela informação e/ou vigilância epidemiológica.
3 – Sabendo que o SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória e que sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, defina seu uso sistemático.
Resposta:
Seu uso sistemático, de forma descentralizada, contribui para a democratização da informação, permitindo que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informação e as tornem disponíveis para a comunidade. É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.
4 – Como o Sistema de Informação e Notificação de Agravos de Notificação é alimentado com dados?
Resposta:
O SINAN é alimentado, isto é, recebe dados gerados pelas notificações e investigações de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação compulsória.
5 – Qual o objetivo do SINAN enquanto sistema de informação em saúde?
Resposta:
Seu objetivo é coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelos sistemas de vigilância epidemiológica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada, a fim de apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória.
...