Relatório do Curso Abordagem de Adultos em Situação de Urgência Emergência na Atenção Básica
Por: aaaaa sssss • 21/10/2021 • Relatório de pesquisa • 469 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Relatório do Curso Abordagem de Adultos em Situação de Urgência Emergência na Atenção Básica
É um curso de qualificação profissional de Urgência e Emergência voltada para a assistência em Postos de Saúde da Atenção Primaria, tem o objetivo de contribuir com a formação dos profissionais que atuam na atenção básica para o atendimento inicial em situações de urgência e emergência que podem ocorrer na população local, em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Este curso busca apresentar, de forma introdutória, uma visão simplificada da sistematização do atendimento ao adulto diante de situações de urgência e emergência de forma geral e objetiva, atendendo à realidade e às demandas mais frequentes da Atenção Básica. O objetivo de curso é de informar sobre a organização da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no SUS, estabelecendo uma sequência para o pensamento lógico a fim de facilitar a identificação e correção das lesões que comprometem a vida do indivíduo durante o atendimento inicial às urgências e emergências, mesmo na Atenção Básica, criando uma linha de prioridade baseada no protocolo ABCDE, para uniformizar o atendimento nas situações de urgência e emergência em adultos. Capacitando o profissionais das Unidades de Saúde na organização do atendimento às urgências e emergências, segundo a definição de fluxos e protocolos de atendimento, buscando resgatar o conhecimento e a prática dos profissionais com vistas a modificar a realidade dos atendimentos de urgência e emergência, por meio deste curso.
Resumo Crítico
Este curso tende a contribui com o enfermeiro na sua qualificação e transformação das práticas de saúde na assistência ao cliente na atenção primária, aprimorando os conhecimentos acerca da qualificação profissional de Urgência e Emergência voltada nos Postos de Saúde da Atenção Primaria.
Cabe ainda ao enfermeiro capacitar sua equipe técnica para uma possível emergência na unidade em que trabalha, pode-se dizer que o enfermeiro é responsável por todo o processo de atendimento do paciente em situações urgentes ou de intervenção imediata. Além dos conhecimentos gerenciais, o enfermeiro tem autonomia para fazer uma eficiente classificação de risco e atuar numa situação de urgência na Unidade Primária. Identificando as principais situações de urgência e emergência dos pacientes que dão entrada nos pontos de atenção à saúde.
Conclui-se que o Enfermeiro tem uma importância primordial numa situação de Urgência e Emergência em pacientes nas Unidades Primárias como nos postos de saúde, são atitudes fundamentais para atenção e agilidade nos atendimentos aos casos. Uma das primeiras funções do enfermeiro numa urgência e emergência, é de acolher o paciente e sua família, realizando os procedimentos necessários ao nível de risco que o indivíduo se encontra, o profissional deve saber avaliar o paciente de forma primária, identificar o seu quadro de saúde e prestar o atendimento adequado o quanto antes.
...