Resumo Enfermeiro Territorialização e Mapeamento
Por: pam.ella • 1/6/2020 • Resenha • 267 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Processo em equipe: Territorialização e mapeamento (verificar as principais necessidades da população e focar em realizar atividades para trabalhar e buscar melhorias para esses aspectos), Diagnóstico situacional, Notificação compulsória, Registro de Enfermagem (SOAP), Ações de segurança do paciente (tanto na unidade, quanto na visita domiciliar), Cadastramento e atualização das famílias, Ações de saúde conforme a necessidade, Abordagem integral e resolutiva, Acolhimento, Atendimento humanizado, Estimulo a participação social (8.142, conselhos e conferências, grupos e campanhas), Utilizar o SIAB na gestão, planejamento, investigação clínica e avaliação dos serviços, reuniões, educação permanente, visita domiciliar, Trabalho em equipe, ações de regulação de fila (encaminhamento, agendamento, livre demanda).
Processo individual: Assistência integral, Consulta de Enf, solicitar exames, prescrever medicações, Coordenar equipe de Enfermagem e ACS e ACE, Participar do gerenciamento de insumos da UBS, Implementar e manter atualizado as rotinas, protocolos e fluxos, Acolhimento com escuta qualificada e classificação de risco, Plano de cuidados para doenças crônicas.
- Doenças preveníveis são de total responsabilidade dos profissionais.
PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017: Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no SUS. Desse modo a PNAB dita diretrizes do processo de trabalho na Atenção Básica, primária ou Saúde Coletiva para que nós, Enfermeiros, possamos seguir.
Funcionamento da AB: Recomendado que funcionem no mínimo 40hrs semanais, no mínimo cinco dias da semana e nos 12 meses do ano. A População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) deve ser de 2.000 a 3.500 pessoas, sendo que cada UBS pode ter quatro equipes.
...