TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos Hipotálamo

Por:   •  4/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

Hipotálamo

Localizado anteriormente no diencéfalo, ao longo das paredes do terceiro ventrículo, abaixo do sulco hipotalâmico, que separa tálamo e acima da hipófise.

Função

Relacionado o sistema endócrino, controlando várias gônadas do corpo.

OBS: a hipófise se divide em adenohipófise e neurohipófise.

Na adenohipófise existem várias células produtoras de hormônio que são liberadas nos vasos sanguíneos dessa região.

Na neurohipófise (é uma evaginação do diencéfalo) temos os axônios dos neurônios dos núcleos hipotalâmicos que liberam os neurotransmissores nessa região. Esses neurotransmissores serão direcionadas para corrente sanguínea e ocorre a ação nos seus órgãos efetores.

a região do hipotálamo é importante pois  é o centro da fome da sede.

Existem algumas pessoas que são obesas e essa obesidade se dá através da disfunção do hipotálamo. Então, quando há essa lesão, a pessoa come muito e nunca está saciada.

Esse controle é feito através do período embriológico, daí a importância da nutrição da mãe quando está gerando o bebê, porque existem estudos que correlacionam o estudo nutricional da mãe com o melhor para o desenvolvimento melhor do hipotálamo do bebe – excesso de comida ou falta de comida na gestação da mãe, pode gerar problemas no hipotálamo.

O alto consumo do ácido glutamato (glutamato monossódico) gera um risco grande, pois ainda no período embriológico, a barreira hematoencefálica é formada e esse substancia é capaz de atravessar essa barreira sendo uma substância tóxica em alta quantidade, porque causa lesões nos neurônios glutamatérgicos da região e há um descontrole da função de saciedade, por exemplo.

O hipotálamo também tem o controle hídrico, relacionado a sede. Além disso, o hipotálamo também faz hemostasia, ou sejam controle de potássio, sódio e outros sais.

Composto: quiasma ótico, tuber cinéreo, infundíbulo e corpos mamilares.

  • Corpos mamilares: são duas eminências de substância cinzenta evidentes na parte anterior da fossa interpeduncular.
  • Quiasma ótico: faz parte da via visual.
  • Tuber cinéreo (é uma projeção do hipotálamo): é um área ligeiramente cinzenta, mediano, situada atrás do quiasma e do trato ótico entre os corpos mamilares.
  • Infundíbulo (envolve o tuber cinéreo): é uma formação nervosa em forma de um funil que se prende ao tuber cinéreo.

O hipotálamo é dividido em núcleos de neurônios e esses núcleos de neurônios são subdivididos em 4 regiões: tuberal, mamilar (percepção do olfato), supraótica e pré-optica.

epitálamo

Também chamado de glândula pineal e se localiza na região dorsal, entre os colículos superiores e inferiores e posterior do tálamo. Consiste na glândula pineal e alguns núcleos que se chamam núcleos habênulares.

função

Relacionada ao ciclo circadiano, mas principalmente ao olfato que tem relação com as emoções. Ex: quando sente o cheiro de algo e que te remete a uma emoção.  Os núcleos habenulares são ativados quando a pessoa sente o odor e relaciona isso com a memória de uma emoção.

Ciclo circadiano: é controlado pela glândula pineal, pois ela produz um hormônio que é chamado de melatonina e esse hormônio é que controla esse ciclo circadiano. Esse ciclo é para saber quando é dia ou noite e quando é desregulado, geralmente causa um estresse e cansaço.

subtálamo

Apresenta formações de substância branca e cinzenta, sendo a mais importante o núcleo subtalâmico. Essa lesão é recém descoberta e é estudada por causa das lesões nesse local que gera a síndrome conhecida como hemibalismo, caracterizada por movimentos anormais das extremidades; movimentos bruscos e involuntários do corpo.

núcleos da base

Conjuntos de neurônios que ficam em meio à substância branca do telencéfalo. São estruturas que fazem parte do telencéfalo como um todo. O telencéfalo possui giros e circunvoluções e ele é feito por substância cinzenta, essas substâncias são os corpos de neurônios que são todos estão em 6 camadas.

Os axônios desses neurônios partem dessa substância cinzenta e ficam na substância branca e atravessa o telencéfalo para chegar em outros regiões, seja para fazer sinapses com os neurônios dos núcleos da base ou eles vão para regiões mais abaixo, como o diencéfalo, medula para fazer sinapse com esses neurônios para poder ir para o órgão efetor e vice-versa, informações sensoriais que estão ascendendo essas estruturas podem fazer sinapse. Um deles é do mesencéfalo que tem a substância cinzenta chamada de substância negra, os neurônio dali eles ascendem e fazem sinapse com os neurônios do núcleos da base.

Grupos de neurônios que fazem parte dos núcleos da base: núcleo lentiforme e núcleo caudado. O núcleo lentiforme pode ser divido em dois: putame e globo pálido. O núcleo lentiforme + núcleo caudado são chamados de estriados.

Na pessoa que tem Parkson essa via é chamada de via negro estriatal, porque são os neurônios dessa aferências que vão controlar os movimentos do corpo, tônus muscular. Negra = substancia negra / estriatal = estriados -> núcleos da base.

Dentro do telencéfalo tem cavidades onde produzem e circulam o líquor. Essas cavidades soa chamadas de ventrículos laterais e ao lados deles tem a cabeça do núcleo caudado ou o núcleo caudado como um todo.

Mais abaixo dele tem o putame (mais lateral) e globo pálido (mais medial) e ficam sempre em uma posição abaixo do núcleo caudado.

O núcleo caudado termina na ponta do corpo amigdaloide.

O claustro ele fica mais lateralmente.

Medula espinal

Dentro da medula espinal existem envoltórios que envolvem ela, são eles: pia mater (interna), aracnoide (intermediaria) e dura mater (externa).

O crânio ele é protegido e envolvido por esses envoltórios que são as meninges. Elas são membranas feitas de tecido conjuntivo.

Se tirar o scalpo do crânio, a primeira eu vai envolver mais externamente é a dura mater e tem um tecido conjuntivo muito rígido.  Abaixo tem a aracnoide e ela tem um espaço entra a aracnoide e a pia mater que é o espaço subaracnóidea ontem o líquor circula, se tem uma grande concentração de artérias e veias.

A pia mater acompanha todo o trajeto dos sulcos e das circunvoluções diferentemente da aracnoide e dura mater que se sobrepõem sobre essa massa.

A mais superficial, a dura mater, ela companha a fissura sagital ou fissura mediana do telencéfalo e quase separa nos hemisfério direito e esquerdo. Ela apresente dois folhetos: folheto interino -  que é o que se projeta a fissura sagitas – e o folheto externo que não acompanha o trajeto da fissura sagital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com