Riscos Ocupacionais na Enfermagem
Por: suhveeck • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 837 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
Escola UNIPACS
Competência em Educação
[pic 1]
Riscos Ocupacionais para o Técnico de Enfermagem LER (lesões por esforços repetitivos) e DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho)
- Projeto de Pesquisa -
Professor/a Orientador/a: Márcia Vidal
Aluno(s): Adriele Cardoso, Nicole Krein, Rafaella Silva, Susana Veeck, William Lopes
Esteio, novembro de 2018.
1 INTRODUÇÃO
Este relatório de pesquisa é sobre Os Riscos Ocupacionais para o Técnico de Enfermagem LER e DORT, onde mostraremos os principais riscos em seu cotidiano na área da saúde, mostrando como podemos identificar e preveni-los. A maioria dos profissionais da saúde não se da conta á quantos riscos estamos expostos diariamente. Somos formados para cuidar da saúde do outro e esquecemos que também devemos cuidar da nossa saúde.
2 TEMA E FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Os riscos ocupacionais compreendem locais e situações inadequadas para o cumprimento das funções do colaborador. Podem causar danos á saúde e bem-estar do trabalhador a postura inadequada em virtude do mobiliário, levantamento e transporte de pesos, erro de concepção de rotinas e serviços, piso escorregadio, maquinário e equipamentos defeituosos. Um exemplo muito simples de problema ergonômico causado por postura está relacionado aos profissionais de resgate: para que eles possam puncionar um vaso em uma vítima dentro de um veículo que colidiu, ele precisa usar, muitas vezes, de contorcionismos que prejudicam a sua postura. Isso feito várias vezes causa danos irreparáveis á saúde do trabalhador se ele não tiver um respaldo de prevenção. Outro exemplo é o do banho no leito: imagine um profissional franzino precisar banhar um obeso na cama, ter que vira-lo, trocar o colchão. É bem problemático.
O que é LER (Lesões por esforços repetitivos)
São causados por movimentos repetitivos, que conseqüentemente sobrecarregam os nervos e os tendões, gerados por má postura, estresse, esforços excessivos. Quando houver suspeita de risco deve-se procurar orientação médica e orientação técnica, referentes às realizações do serviço.
Prevenção
Para prevenir esses tipos de lesões devem-se adaptar medidas para o ambiente de trabalho, no qual evitará as doenças de LER. Alguns exemplos:
Realize pequenas pausas em qualquer atividade que se exerça repetitivamente excessiva ou em postura inadequada por tempo prolongado, levantar-se e beber água. Nessas pequenas pausas rápidas faça alongamentos para as áreas de seu corpo que estiverem executando a tarefa.
Postura adequada:
Adaptações na cadeira, altura ideal deve ser ajustada á sua altura em relação a mesa, o encosto deve estar á 110° do assento;
A cadeira deve ter apoio para a região lombar e dorsal;
Os pés devem ter contato completo com o chão ou apoiado em suporte específico;
Monitor ajustado perante a sua visão.
TRATAMENTO
Alongamento, fisioterapia, utilização de medicamentos antiinflamatórios não esteróides, tudo sobre recomendação médica.
O que é DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho)
São doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.
CAUSA: causada pelo LER, onde será um agravante das seguintes doenças:
• Tenossinovite;
• Tendinites;
• Epicondilite;
• Síndrome do túnel do carpo;
• Bursite;
• Dedo em gatilho;
• Síndrome do desfiladeiro torácico;
• Síndrome do pronador redondo.
Sintomas:
- Desconforto físico ao final do expediente;
- Partes específicas do corpo inchadas;
- Cansaço excessivo;
- Formigamento nas extremidades (pés ou mãos);
- Dificuldade ou perda de movimentos
Prevenções: Mesmas que doença de LER
As LER e DORT são curáveis, principalmente nos primeiros estágios. Portanto, procure ajuda.
...