TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação Problema

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 4

Anhanguera Educacional 

Enfermagem 

 

Renan Mizuno Cândido 

 

 

 

 

 

 

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor.

Situação Problema 

 

 

 

 

 

 

 

Leme

2015

Anhanguera Educacional

Aluno: Renan Mizuno Cândido                

Prof.: Ana Paula Santos Oliveira

Ciências Morfofuncionais

Uma fisiculturista, 28 anos de idade, relata ter iniciado sua trajetória no esporte a partir de um descontentamento com o peso, aos dezesseis anos, quando começou a treinar musculação, pois, segundo ela, era obesa. Fez da paixão pelo esporte uma profissão, formando-se em Educação Física e trabalhando como personal trainer de novos fisiculturistas, em sua academia própria.

1. Retomando esta situação hipotética, como a personal trainer explicaria a seus alunos a morfologia da fibra muscular e a composição morfológica do músculo estriado esquelético?

2. Por que esse conhecimento é importante para o aluno que tem como objetivo ganho de massa muscular?

SITUAÇÃO PROBLEMA

3 - Como você, futuro profissional da saúde, explicaria o mecanismo da contração muscular, possibilitando o movimento durante a realização do exercício?

4 - Como você simplificaria esse processo para explicar a uma pessoa leiga?

5 – O que é hipertrofia muscular?


  1. O músculo estriado esquelético é composto por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, denominadas fibras musculares. A união delas para formar o tecido muscular estriado esquelético é através do tecido conjuntivo que permite a atuação da força de concentração voluntárias gerada por cada fibra sobre o músculo inteiro. Essas fibras musculares são compostas principalmente por filamentos proteicos contráteis que são:

Actina: Principal filamento que garante a contração do musculo e a locomoção, sendo assim, a principal constituinte dos filamentos finos das células musculares.

Miosina: Ela compõe os filamentos grossos e é classificada como uma enzima mecanoquímica ou proteína motora, porque é capaz de converter a energia química em energia mecânica, útil para o mecanismo de contração.

  1. É importante ressaltar que o estudo sobre tecidos musculares passa a ser fundamental para uma pessoa que quer ter como objetivo ganho de massa muscular, pois com o conhecimento, é menos provável que haja lesões graves na região do musculo como estiramento, distensão, contusão e ruptura.

Estiramento: Ocorre quando as fibras são alongadas exageradamente, causando uma dor tópica e que pode piorar com esforço. (Grau I)

Distensão: Quase semelhante ao Estiramento, à diferença é que a distensão muscular envolve o rompimento de uma quantidade maior de fibras musculares. (Classificada de acordo com a quantidade de fibras lesionadas)

Contusão: É considerada uma lesão traumática aguda, causada pelo choque de algum objeto (ou alguém, no caso de esportes coletivos) sobre o músculo. (Classificada de acordo com a severidade do choque e do tempo necessário à recuperação).

Ruptura: Quando o músculo é alongado, torcido ou deslocado de uma forma exageradamente que ocorre um “rasgo” nas fibras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (176.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com