Sua Influência na Enfermagem VIRGINIA HENDERSON
Por: Maricileide2008 • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.860 Palavras (8 Páginas) • 580 Visualizações
CEDTEC- CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO
ALESSANDRA FERREIRA ESTEVES TORRES
IANARA LIMA DE MIRANDA
JOICE PANHIS RAMOS
MARCILEIDE PEREIRA EFFGEN
MARIA SOLANGE SOARES
A TEORIA DE ENFERMAGEM DE VIRGINIA HENDERSON
SERRA-ES
2019
ALESSANDRA FERREIRA ESTEVES TORRES
IANARA LIMA DE MIRANDA
JOICE PANHIS RAMOS
MARCILEIDE PEREIRA EFFGEN
MARIA SOLANGE SOARES
A TEORIA DE ENFERMAGEM DE VIRGINIA HENDERSON
Trabalho apresentado ao curso Técnico em Enfermagem da CEDTEC como requisito parcial de avaliação na disciplina de Introdução à Enfermagem, ministrada pela professora Maíra Costa Lopes.
SERRA
2019
RESUMO
Neste estudo Bibliográfico, foi realizado uma pesquisa a partir de artigos, livros e revistas a respeito de Virginia Henderson e como sua teoria teve um grande influencias na enfermagem. Com base nesses documentos podemos ressaltar que essas necessidades básicas apresentou uma enorme influência e aplicabilidade, pois trata de um conceito simples e de baixo custo. Foi então constatado uma melhora na qualidade de atendimento prestado pelo profissional da enfermagem, promovendo uma habilidade de vida ao satisfazer as carências humanas do paciente
Palavras chaves: Virginia Henderson, Teoria, Enfermagem, cuidados.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2. Quem foi Virginia Henderson 6
2.1 Sua influência na Enfermagem 7
2.3 A Teoria das 14 necessidades 7
3 Virginia Henderson e o Cuidado da Enfermagem 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Foi realizado uma pesquisa que o seu objetivo era analisar a teoria de Virginia Henderson a respeito de seu interesse com pesquisas na enfermagem. De acordo com pensadores é possível enfatizar que a atuação da enfermagem por muitos anos deu-se por meio de métodos intuitivos e não sistematizados evidenciando a falta de um corpo de conhecimentos específicos. Por se tratar de uma profissão cuja essência é a complexidade do cuidar, a enfermagem necessita de fundamentação teórica para orientar as ações assegurando a qualidade dos cuidados executados e obtenção dos resultados esperados (FAVERO; PAGLIUCA; LACERDA, 2013).
Para Silva et al. (2011) a enfermagem tem se tornado cada vez mais cientifico, entretanto há certa dificuldade por parte dos enfermeiros em operacionalizar e implantar os componentes estruturais das diferentes teorias no exercício de sua profissão.
George et al. ( 2000) aborda que a Teoria dos 14 componentes básicos conforme possui grande importância sobre a prática, investigação e ensino da enfermagem. O enfermeiro utiliza os 14 componentes para o atendimento de enfermagem básico na manutenção da saúde, recuperação e morte pacífica, dos quais se dividem em fisiológico, psicológico, da comunicação e aprendizagem, espiritual, ocupação e recreação.
Ao abordar as diferentes teorias de enfermagem, se torna de total importância estudar e conhecer sua finalidade na prática e pesquisa da enfermagem. E foi levantado em questão os componentes levantados por Virginia Henderson e seu marco na enfermagem, sua obra trouxe grande impacto e influência no campo da enfermagem.
Quem foi Virginia Henderson
Virginia Henderson nascia em 30 de novembro de 1897, na cidade de Kansas City nos EUA. E seu interesse e curiosidade por enfermagem surgiu quando Virginia se alistou na escola do exército ( Army School of Nursing), em Washington, D.C.
Por volta de 1926 voltou seus estudos na “ Columbia University Teachers College”, para se especializar como enfermeira docente, sendo assim em 1930 e 1940 entrou para o corpo docente de “ Columbia School”. Ela também escreveu e editou várias versões do livro “ The Principles and Practice of Nursing”, Henderson veio a falecer em 1996.
Para Henderson, o ser humano é o foco dos cuidados de enfermagem e o enfermeiro deve ajudá-lo a tornasse independente na satisfação das suas necessidades o mais cedo possível.
2.1 Suas influência na Enfermagem
IDA ORLANDO: Influência no conceito de relação enfermeiro / paciente.
EDWARD THORNDIKE: Psicólogo, que dirigiu seus estudos sobre as necessidades fundamentais dos seres humanos. Ele observou a importância do papel da família
GEORGE DEAVER: Médico do instituto de reabilitação onde Henderson fez seu estágio. Ele observou a importância da reabilitação na recuperação da independência do paciente.
2.2 A Teoria das 14 necessidades
Virginia Henderson constituiu a teoria em 14 necessidades básicas de todo indivíduo e inclui fenômenos dos seguintes domínios do paciente: fisiológico, psicológico, sociocultural, espiritual e de desenvolvimento.
A teoria de Henderson se inclui como uma utilidade humana essencial, aonde o foco se baseia no cuidado com o indivíduo, se baseando em uns dos seus 14 componentes de cuidados básicos da enfermagem. Henderson lida com abordagem holística que pode ser considerada como interação humana. Para Henderson, apresentada por Furukawa e Howe (1993), estando em inter-relacionamento a mente e o corpo são inseparáveis para o desenvolvimento das funções do ser humano e que o enfermeiro convive num ambiente de sociedade. Sendo ligado constantemente ao seu próximo.
A respeito das questões culturais a teoria de Virginia Henderson foi empregada afim de saber as necessidades básicas é afetada e que mudanças e adaptações têm de ser feitas para satisfazê-los e quais reinterpretações e estratégias são postas em prática para minimizar o impacto do choque cultural, dessa forma, procura-se assistir ao ser em uma forma integral (RUA; PITA-VIZOSO; GOMEZ-BESTEIRO, 2010).
Segundo Henderson (1969), o momento básico do cuidado de enfermagem pode ser derivado das necessidades humanas assim como de todos os serviços de saúde prestados ao paciente. A visão holística está relacionada as necessidades dos seres humanos e a enfermeira tem sido associada como “mãe profissional”, onde ela cria um ambiente harmonioso e interativo entre profissionais, clientes pacientes e sociedade.
...