Supervisionado na Unidade de Atenção Primária à Saúde
Por: Aninha Oliveira • 5/6/2024 • Trabalho acadêmico • 1.343 Palavras (6 Páginas) • 85 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
ANA CARLA DE OLIVEIRA
[pic 4]
Projeto apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste, como relatório do Estágio Curricular Supervisionado na Unidade de Atenção Primária à Saúde.
Preceptor (a) : Amanda Cavalcanti
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- APRENDIZAGENS
- DESAFIOS ENFRENTADOS
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
1.INTRODUÇÃO
Este portfólio tem como objetivo discorrer sobre o período de estágio supervisionado do curso de bacharelado em Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste (FPO), na unidade de Atenção Primária à Saúde (APS), com carga horária de 240 horas.
As atividades no estágio seguiram os horários de funcionamento da unidade e foram realizadas de segunda à sexta-feira, desenvolvidas no período de 30 de agosto de 2023 à 01 de dezembro de 2023 no turno vespertino de 13:00 às 17:00.
O estágio proporcionou o desenvolvimento de atividades pertinentes ao enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família, validando na prática o conhecimento e embasamento científico que foi aprendido durante os semestres cursados. Além disso, as práticas na APS oportunizam aprendizagens significativas para a atuação assistencial e gerencial do profissional enfermeiro na rede básica, tais como: melhor compreensão da complexidade do trabalho nesse âmbito da atenção, do planejamento de saúde, da tomada de decisão e experiência nos diferentes cenários da prática no SUS.
Dentre os serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde São Jose, a qual realizei meu estágio estão: Acolhimento/ triagem, consultas de enfermagem abrangendo os programas oferecidos pelo Ministério da Saúde, consultas médicas, atendimento odontológico, visitas domiciliares, curativos, imunização, além da dispensação de medicamentos pela farmácia básica da unidade.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Foram realizadas atividades conforme o cronograma de enfermagem o qual é organizado de acordo com as demandas e necessidades da comunidade.
Quadro 1: Cronograma assistência de enfermagem
segunda-feira | terça-feira | quarta-feira | quinta-feira | sexta-feira |
Visita domiciliar e puerperal demanda espontânea | Pré- natal | Busca Ativa Hipertenso e diabético demanda espontânea | Puericultura demanda espontânea | Coleta de Citopatológico |
Puericultura:
Na atenção à saúde da criança realizada na puericultura, desenvolvi atividades sustentadas pelos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com ações para promover a saúde integral da criança, prevenir agravos e reduzir a mortalidade infantil através da avaliação e acompanhamento do:
Crescimento da criança; verificado pela medição da estatura em relação à faixa etária.
Estado Nutricional: Avaliação do ganho de peso, alimentação, incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses e orientações gerais.
Marcos do desenvolvimento: Avaliação do desenvolvimento conforme a faixa etária, reconhecer possíveis atrasos e desvios.
Imunização: Acompanhamento das vacinas de rotinas preconizadas pelo ministério da saúde. Orientar sobre a importância das vacinas e dos riscos relacionados ao atraso e não imunização.
Atenção Integradas às Doenças Prevalentes na Infância:
Ações para a prevenção e tratamento dos problemas infantis, mas frequentes, como aqueles relacionados ao aleitamento materno, promoção de alimentação saudável, crescimento e desenvolvimento, imunização, assim como o controle dos agravos à saúde tais como: desnutrição, doenças diarreicas, infecções respiratórias agudas e malária, entre outros.
Atividade realizadas durante as consultas de Pré-Natal
Constatar a gravidez aparte dos sinais de possibilidades, presunção e certeza. Gravidez confirmada, realizar acolhimento, pesquisar antecedentes obstétricos, familiares e fatores de risco. Verificar:
- data precisa da última menstruação?
- uso de anticoncepcionais?
- paridade?
- intercorrências clínicas, obstétricas e cirúrgicas?
- detalhes de gestações prévias?
- uso de medicação?
- uso de tabaco, álcool ou outras drogas lícitas ou ilícitas?
Verificar principais sintomas e realizar exame físico e registrar, assim como sinais antropométricos. Solicitar exames laboratoriais e de imagens conforme (1°/2°/3° trimestre) ou necessidades.
Prescrever suplementação de sulfato ferroso (40mg de ferro elementar/dia) e ácido fólico (5mg/dia) para profilaxia da anemia. Orientar fatores de risco e a necessidade de assistência em cada caso. Tratar e referenciar a gestante conforme presença de agravos à saúde da mãe e do bebê. Intercalar as consultas da gestante com o médico, encaminhar para atendimento odontológico e imunização.
Coleta de Citopatológico: Tive boa experiência na realização das coletas de citopatológico, realizei os procedimentos sem muita rejeição da população. O exame consiste em realizar um esfregaço das células do colo uterino com o objetivo de prevenir e rastrear o câncer de colo do útero através da detecção de lesões precursoras e da doença em estágios iniciais. O exame também possibilita detectar a presença de doenças sexualmente transmissíveis e/ou cervicites, possibilitando ao profissional realizar o tratamento de acordo com a abordagem sindrômica mesmo antes do resultado do exame chegar, o que por vezes pode demorar alguns meses. Além disso, durante a coleta do citopatológico se o enfermeiro identificar através dos testes de Schiller e Ácido acético detectar alterações no colo do útero, este pode está encaminhando o paciente para realizar colposcopia em serviço especializado, sem precisar esperar o resultado do exame chegar para isso.
...