TUBERCULOSE E SUAS CONSEQUÊNCIAS DEVIDO AO ABANDONO DO TRATAMENTO
Por: alinenana • 9/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.149 Palavras (9 Páginas) • 916 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇABACHARELADO EM ENFERMAGEM
TUBERCULOSE E SUAS CONSEGUÊNCIAS DEVIDO AO ABANDONO DO TRATAMENTO
RIBEIRA DO POMBAL – BAHIA
2017
ALINE FERREIRA SILVA
MIGUEL MARIO OLIVEIRA RAMOS
- TUBERCULOSE E SUAS CONSEGUÊNCIAS DEVIDO AO ABANDONO DO TRATAMENTO
Pré-Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem do VIII Semestre da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, como requisito de avaliação da disciplina TCC I.
Orientação: Anna Clara Horwath Almeida.
RIBEIRA DO POMBAL – BAHIA
2017
SUMÁRIO
1 TEMA3
2 RESUMO4
3 PROBLEMÁTICA5
4 OBJETIVO GERAL6
4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS6
5 JUSTIFICATIVA7
6 HIPÓTESES8
7 REFERENCIAL TEÓRICO9
8 METODOLOGIA13
9 CRONOGRAMA14
10 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO15
1 TEMA:
Tuberculose e Suas Consequências Devido ao Abandono Do Tratamento
2 RESUMO:
O trabalho apresenta o tratamento da tuberculose e suas consequências relacionadas ao seu abandono, e de como vem sendo o desenvolver do enfermeiro diante a esta situação. Abordar todos os problemas dos pacientes que adquirem a doença e ao se iniciar o tratamento vem a no decorrer abandona-lo e as causas diante ao referido. Relaciona o papel da enfermagem a prestar as devidas orientações e incentivos na continuidade do tratamento. Esta pesquisa tem por objetivo esclarecer a relevância de se obter informações, cuidados, orientações, métodos que interpõem a parte da enfermagem e do paciente em buscar o bem-estar físico e mental, com isso informar sobre os riscos na recidiva do tratamento. Consiste em passar informações como entender melhor a doença, de como tem sido a rotina dos pacientes que estar em tratamento no SUS, seus medos de enfrentamento aos sintomas e convívio social, com tudo o dever dos profissionais de saúde ao ajuda-lo e incentiva-lo a dá continuidade. Permitir esforços que devem ser direcionados para uma melhor qualidade e eficiência nas unidades básicas, que oferecem um atendimento de rotina a paciente com tuberculose e organizar as demandas importantes para tornar os pacientes o principal elemento de cuidado.
Palavras-chaves: tuberculose, tratamento, consequências.
3 PROBLEMÁTICA:
Quais as consequências para a saúde do paciente ao abandonar o tratamento da tuberculose?
4 OBJETIVOS
Objetivo Geral:
- Esclarecer que a descontinuidade e sua recidiva oferece um risco de resistência à tuberculose.
Objetivos Específicos:
- Esclarecer as causas que levam ao abandono do tratamento.
- Apresentar o paciente que reiniciar o tratamento pode estabelecer uma resistência medicamentosa.
- Descrever a relevância da continuidade ao tratamento.
- Traçar informações sobre a transmissão da doença.
- Desenvolver métodos de intervenções aos pacientes a prender lidar com a doença.
5 JUSTIFICATIVA:
O interesse pelo tema pesquisado surgiu por pesquisas com os profissionais da área da saúde, baseando em estudos e descobertas que podíamos aprender com o estudo da Tuberculose e buscando entender melhor a doença e a causa a que leva ao abandono.
Ao realizar este trabalho utilizou-se de pesquisa em artigos e bibliografias, trazendo dados abrangentes da doença e com isso suas consequências ao ser reiniciado e também confirmar o quanto é de suma importância à continuidade do tratamento.
Abrange as formas de como os profissionais da área da saúde vem lindando na rotina de um paciente com a doença, mostrando que seus cuidados e como suas intervenções servem para que o paciente dê continuidade ao tratamento.
Sendo assim é uma forma de aprendizado para os formandos sobre a doença e consequentemente o conhecimento, isso tendo como base teorias de autores como SANTIAGO E SANTOS (2016), MINISTÉRIO DA SAÚDE (2016), MENDES E FENSTERSIEFER (2003), entre outros que abordam o porquê do abandono.
6 HIPÓTESES:
Esclarecer aos pacientes a importância que se tem em continuar com o tratamento, passando informações que os norteiem a do progresso e almejado resultado satisfatório.
A atuação do enfermeiro vem de inteira e fundamental relevância, com base no tratamento adequado e suas orientações para os pacientes que são submetidos ao tratamento e na forma de como se deve lhe orienta-lo ao reagir a efeitos colaterais.
É necessário um acompanhamento adequado a esses pacientes, que por vários motivos abandonam, motivos esses têm como princípio uma base econômica, influencia familiar, estado de saúde, drogas, falta de informação, etc.
O profissional transfere seus conhecimentos a essas pessoas com a doença, tentando resgatar este paciente, esclarecendo e educando sobre sua saúde e o risco com que ele corre ao abandonar e posteriormente reiniciar o tratamento.
7 REFERENCIAL TEÓRICO
A Tuberculose é culturalmente conhecida por o mal dos séculos, por infectar o homem há muito tempo, sendo conhecida como castigo divino, associado a pessoas que tinha a alma triste e poética, havendo assim um aumento da doença a cada ano. (CONDE et. al, 2002).
...