Teoria do Desenvolvimento Humano
Por: Felipe França • 28/4/2021 • Dissertação • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRUY | YUDQS
DISCENTES
FELIPE FRANÇA
QUÉSIA BARNABÉ
WINY MARQUES
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
SALVADOR/BA
2021
DISCENTES
FELIPE FRANÇA
QUÉSIA BARNABÉ
WINY MARQUES
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Trabalho avaliativo orientado pela Docente Quessia Rodrigues, junto ao curso de Enfermagem, no Centro Universitário UniRuy.
SALVADOR/BA
2021
- Quem é Lev Vygotsky
Lev Vygotsky foi um psicólogo bielo-russo, que viveu entre 1896 a 1934, os estudos do Teórico Vygotsky vem como acréscimo para a corrente pedagógica, onde os seus estudos sobre desenvolvimento intelectual que ele mesmo atribuía que para que houvesse o desenvolvimento dependeria muito do processo das relações sociais.
- Teoria Sociointeracionista
Essa teoria traz como base a construção do conhecimento por meio da interação do indivíduo com o meio e de suas atitudes para com o mundo. O mesmo defendia que o desenvolvimento infantil, onde para ele a criança têm sim capacidade cognitiva para aprender por meio da exploração do ambiente e assim cria o próprio mecanismo de aprendizado muito antes de entrarem em uma escola.
Para ele existe o desenvolvimento real onde se pode observar o desenvolvimento da criança, no momento em que ela resolve sozinha um conjunto de atividade, e também existe o desenvolvimento potencial que é observado o conjunto de atividade que a criança não consegue realizar sozinha, mas que se a mesma obter ajuda de alguém que possa lhe orientar, ela consegue resolver. Esses tipos de desenvolvimento que Vygotsky atribuía como um indicativo para o desenvolvimento da criança era o desenvolvimento potencial.
- A Teoria de Vygotsky e a Educação em Saúde
Segundo os estudos da teoria de Vygotsky, podemos observar, que cada indivíduo tem a sua própria percepção sobre saúde sendo que esse saber é oriundo de suas interações históricas, culturais, e no meio social onde se desenvolveu, por isso para que seja abordado a temática sobre a promoção a saúde por meio da educação, devemos estar familiarizados com a população que será abordada, e ter em mente, que o mesmo tem seu próprio entendimento sobre os agravos de saúde.
Por exemplo, podemos orientar aos professores de um determinado município, sobre o ensinamento enquanto a prevenção do mosquito da dengue, por meio do ensino aos alunos a não deixar água parada em canteiro, pneus, mas antes disso devemos perguntar aos agentes de saúde, e também aos professores, como é a infraestrutura das casas desses alunos, qual entendimentos deles enquanto saneamento básico, e assim poder promover a educação em saúde de fácil entendimento e com trocas com a população daquele município.
- Quem é Henri Wallon
Henri Wallon nascido em Paris, em 1879, formou-se em medicina e psicologia. No decorrer da sua vida aplicou-se em conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças. Revolucionou o sistema de ensino na França, com o Grupo Francês de Educação Nova. A sua teoria vem como um desafio ainda para muitos pais, escolas e professores.
- Teoria da Afetividade
É uma teoria fundamentada na afetividade para que haja o desenvolvimento integral. Para Wallon, o desenvolvimento resulta das influencias sociais e fisiológicas, sendo que são fundamentais para o desenvolvimento e especialmente dependentes do seu contexto sociocultural. Ele defendia que os estágios do desenvolvimento humano não eram avaliados linearmente, pois para ele é marcado por avanços, recuos, e contradições, o mesmo discutia sobre a psicogênese, pois considera o indivíduo como geneticamente social.
Wallon analisou seu estudo em cinco estágios, que serão listados a seguir:
O primeiro estágio se chama impulsivo-emocional, e ele observou a criança de 0 a 1 ano, onde o sujeito é fundamentalmente afetivo, e se expressa por meio de movimentos corporais, para ele, o aprendizado é a partir da fusão com o outro que a criança interage com o meio ambiente, participa, se familiariza e aprende sobre o mundo que o cerca.
O segundo estágio se chama sensório motor e projetivo, onde ele observou a criança de 1 a 3 anos, onde a criança passa por constante contato com novos objetos, e é onde ele indaga sobre eles, então precisa-se que o educador esteja disposto para oferecer contato com diversos objetos e vivências, para facilitar a diferenciação de cada um desses objetos.
O terceiro estágio se chama personalismo, ele observou a criança de 3 a 6 anos, quando a criança começa a ver a diferenciação dele mesmo para com o outro, por isso é bom que possibilitem atividades de exercício da escolha e com crianças de outras idades.
O quarto estágio se chama categorial, que foram estudadas criança de 6 a 11 anos, ocorre uma diferenciação mais intensa e nítida entre o eu e o outro, nessa fase a criança já sabe diagnosticar o que sabe e o que precisa saber para dominar certas ideias.
...