Trabalho sobre uso de álcool e outras drogas
Por: Eliane Amâncio • 20/6/2021 • Trabalho acadêmico • 356 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
Universidade de Brasília – UnB[pic 1]
Observatório de Saúde Mental – OBSAM
Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para ações preventivas ao uso de álcool e outras drogas
Tutor: Cibele Maria de Sousa
ACS: Eliane Amâncio Raimundo
UBS 12 Ceilândia
Ceilândia/DF
Agente Comunitário de Saúde na abordagem de situações que envolvem o uso de álcool e outras drogas no território
A Atenção Primária é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, constituindo um dos principais dispositivos para o acolhimento de diversos problemas de saúde. Sendo portanto, também responsável, pelas demandas relacionadas aos problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Como Agentes Comunitários de Saúde, somos também responsáveis por acolher as pessoas usuárias de álcool e outras drogas, mantendo sempre uma postura humanizada e um olhar despido de preconceito e discriminação. Esses usuários já convivem com dificuldades na convivência com familiares e por muitas vezes, problemas sociais graves. Sendo necessária uma abordagem ampla na área da saúde, visando a redução de danos, elaborando estratégias de autocuidado imprescindíveis para diminuição da vulnerabilidade frente à exposição às situações de risco, enfrentadas rotineiramente por essas pessoas.
Cabe aos profissionais de saúde, principalmente ao ACS, que está mais próximo da comunidade, apoiar a família, auxiliando-a a compreender e enfrentar o cotidiano que envolve cuidar do usuário de álcool e outras drogas, criando um ambiente favorável do qual a família possa sair da condição de sentir-se responsável pelo uso de drogas do seu familiar e construir uma atitude positiva, ajudando a diminuir seu isolamento social.
Em se tratando de atenção integral à saúde, a estruturação e fortalecimento de uma rede pública de saúde especializada na assistência aos usuários de álcool e outras drogas e às suas famílias, centrada na atenção comunitária, orientada pela concepção ampliada de redução de danos e articulada com outras redes de serviços sociais e de saúde constitui, na atualidade, um importante desafio.
Para compreender essas pessoas, é necessário ampliar a visão. Conhecer todo o contexto que envolve o usuário de álcool e outras drogas, permitindo enxergar seus conflitos internos, familiares e sociais, sem julgamentos ou preconceitos e poder ajudá-lo a sentir-se pessoa digna e parte importante da sociedade.
...