Transtornos Psiquiátricos no Pós Parto Enfermagem
Por: luanagm23 • 28/9/2023 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 73 Visualizações
TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NO PÓS-PARTO
O puerpério, ou pós-parto, é o período em que se inicia após a saída da placenta. Neste período ocorrem diversas alterações no organismo, principalmente psicológicas devido à queda dos hormônios progesterona e estrogênio e também pela prolactina (hormônio produzido para facilitar a amamentação), deixando-as mais sensíveis automaticamente.
Dentre as alterações psicológicas, podemos destacar os seguintes transtornos: disforia puerperal, trata-se de estado de desconforto, tristeza ou mal-estar, ocorre entre 50% e 85% das mulheres. Depressão pós-parto, condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança, 13% das puérperas são vulneráveis, e pode causar riscos para a criança. A psicose pós-parto é o transtorno psiquiátrico mais grave e menos frequente, geralmente, as mulheres apresentam instabilidade emocional, confusão mental, desconfiança, nervosismo, delírios, alucinações, choro excessivo, entre outros.
Todos são semelhantes, mas exite diferanças, principamente entre psicose e depressão pós-parto, a depressão pós-parto tende a se manifestar no primeiro mês do nascimento da criança até o sexto mês após o parto, com piora gradual dos sintomas. Ela consiste em sentimentos como tristeza, falta de interesse e de ânimo, choro fácil, sentimento de culpa e de menos-valia, medo de machucar o bebê e alterações do sono e do apetite. Nos casos de depressão, é difícil para a mulher fazer as tarefas diárias e nutrir um laço com o seu filho. Já a psicose tem aparecimento logo após o parto e a mulher passa a ter pensamentos muito incoerentes, sensação de perseguição, mudanças de humor e agitação, além de poder ter visões ou ouvir vozes.
Considerando as informações em destaque, é importante lembrar que o acompanhamento psicológico durante toda a gestação e pós-parto é imprescindível para que a mãe, o bebê e a família como um todo estejam saudáveis. Ter acompanhamento de um psicólogo durante todo este processo se torna uma segurança, um apoio e uma chance de diagnosticar a depressão pós-parto ou outras doenças psicológicas ainda no começo.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
...