Um marco conceitual para o cuidado ao Familiar da criança com cardiopatia congênita luz da teoria de Roy
Por: Andra Bassetto • 29/9/2016 • Resenha • 383 Palavras (2 Páginas) • 610 Visualizações
BRANDALIZE, Daniele Laís. Cogitac Enferm: Um marco conceitual para o cuidado ao Familiar da criança com cardiopatia congênita luz da teoria de Roy. Cidade:Curitiba 2006.
O artigo busca exemplificar e explicar de forma clara com base na Teoria de Roy sobre como o trabalho de enfermeiro/a podem auxiliar as famílias de crianças com cardiopatia congênita.
O método de construção do artigo é dividido em uma introdução que conceitua os cuidados de enfermagem e a teoria de Roy, levando em síntese a família da criança como ponto chave de seu sistema de estudo. No segundo Capitulo intitulado como Proposição Teórica de Roy; autora da como objeto substancial a relação de adaptação á Roy juntamente com as formas que o enfermeiro se coloca junto a família, demonstrando modelo a ser essencialmente adaptado para o enfermeiro/a juntamente com a família no ambiente, em relação aos estímulos físicos, ambientais e focais; assim ela correlaciona as teorias de Roy com exemplos do dia a dia da família da criança com cardiopatia congênita.
Terceiro Capitulo denominado como: Marco conceitual ao cuidado do familiar da criança com cardiopatia congênita, é amplamente detalhado em compreender a família da criança na transição saúde para doença e o auxílio do processo de enfermagem no contexto como um todo, logo após este capitulo a autora entra em suas considerações finais colocando o cuidado como atributo inerente à enfermagem e a aplicabilidade dos processos de Roy no sistema familiar da criança com doença congênita , relatando assim o adequando envolvimento entre família e enfermeira/a num contesto de união da pratica com a conceptualização da teoria como um todo.
O artigo se mostra muito interessante ao tratar todo o contexto família e processo de enfermagem como uma ferramenta de auxilio as transições que os ambientes internos e externos causam na maioria das vezes de forma brutal um grande impacto. A transição de saúde para doença e os cuidados além hospitalares que a família deve ter em mente ao se deparar com esta nova sistemática em que a vida da criança com cardiopatia congênita vai enfrentar.
FANCIO, ANDRA CAMILLA B. Um marco conceitual para o cuidado ao Familiar da criança com cardiopatia congênita luz da teoria de Roy. COGITARC ENFERM Curitiba, set/dez 2006, pág. 264-269.
...